quarta-feira, 14 de março de 2012

Governo é derrotado em votação de MPs na Assembleia com voto do deputado João Gonçalves

O governador Ricardo Coutinho (PSB) teve sua primeira derrota hoje na Assembleia Legislativa  com a votação das Medidas Provisórias (MPs) que tratam da revogação de subsídio do fisco e da criação da secretaria da Fazenda. Foram 17 votos contra 16, sendo o voto do deputado João Gonçalves (PSDB) responsável pela derrota do governo. A votação era referente à constitucionalidade ou não das MPs e o governo estava tentando derrubar o parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O líder do governo, deputado Hervázio Bezerra (PSDB), enfrentou dificuldade para reunir sua bancada em número suficiente para aprovar as MPs. Após a votação se estabeleceu uma confusão no plenário por que o deputado Edmilson Soares presidia a sessão e votou. Pelo Regimento Interno da Casa, o presidente só vota em caso de desempate. Sem o voto de Edmilson Soares, a oposição teve 17 votos contra 16 do governo. Com esse resultado foi mantido o parecer da CCJ contra a criação da Secretária da Fazenda e consequentemente a MP que criava a Secretaria foi derrubada.
O PSDB, partido da base do governo, foi decisivo para a derrota governista. O único deputado que esteve ausente do plenário foi o presidente Ricardo Marcelo e o deputado João Gonçalves se absteve, ambos do PSDB. Se João tivessse votado com o governo teria dado um empate e o presidente da sessão, Edmilson Soares, do PSB, teria desempatado em favor do governo. Ou então se o presidente Ricardo Marcelo tivessse presidido a votação o voto de Edmilson teria dado a vitória a base governista.
Após a votação houve uma confusão muito grande antes da promulgação do resultado e quase que os deputados Frei Anastácio e Edmilson Soares chegaram as vias de fato. A turma do deixa disso teve que intervir para evitar o pior. Depois que os ânimos se acalmaram os dois deputados pediram desculpas públicas um ao outro e tudo ficou bem.
PB.com.br

Nenhum comentário: