domingo, 16 de dezembro de 2012

Açude da Ladeira está com volume de água crítico e pode comprometer abastecimento no município de Conceição

Com capacidade para 11,8 milhões de metros cúbicos d’água, o açude Serra Vermelha I - mais conhecido como Açude da Ladeira, localizado no município de Conceição, está hoje com apenas 24% de seu volume, segundo a AESA (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado Paraíba), o que representa 2,8 milhões de m3, pouco para o tamanho da cidade que o reservatório abastece.
Segunda maior cidade do Vale do Piancó, Conceição tem uma população estimada em 19 mil pessoas que dependem exclusivamente do açude, de onde a Cagepa capta a água e a distribui para toda a cidade, embora muitos setores locais sofram há anos com um racionamento em função da precariedade do sistema adutor.
 
Com o baixo volume em função da seca, cuja reserva hídrica te sido reduzida a cada dia, o açude poderá ficar incapacitado ou impróprio para o consumo nos próximos quatro meses se não chover forte no município, ocasionando um colapso total do abastecimento urbano. Apesar do município dispor do açude de Condado, que tem hoje uma reserva de 12,4 milhões de m3, não há sistema adutor para captar água desse reservatório.  (com conceiçãopbonline)

Nenhum comentário: