quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Em Piancó poderá acontecer uma terrível catástrofe natural; Saiba Porquê?

Confira o artigo de Luciano Souza, que trata da situação da vegetação do município do Piancó.
"Sabemos que a retirada de vegetação natural de um ambiente favorece o desgaste acelerado do solo, e as queimadas provocam a extinção dos principais nutrientes que compõem o solo, desta forma, todos esses fatores contribuem tragicamente para o rebaixamento do solo, o aparecimento de enormes crateras levando, assim, à reação natural do meio ambiente onde regiões superpovoadas começam a afundar.
Todavia é importante mostrar que isso não somente pode acontecer nessas regiões superpovoadas, mas também em pequenas regiões onde a população residente é deliberadamente irresponsável em suas ações de preservação da natureza. Ou seja, em uma cidade em que a maioria esmagadora do povo não se preocupa em jogar o lixo no lixo, em não jogar óleo, gordura ou outros resíduos químicos pelo ralo da pia e tantas outras coisas simples, mas que fazem uma enorme diferença para a natureza, acabam por colaborar na destruição do meio onde se vive.

A realidade atual da cidade de Piancó é a seguinte...

Com a escassez da água, por causa da terrível seca que estamos atravessando, algumas pessoas resolveram contratar empresas especializadas para o perfuramento de poços artesianos nas proximidades de suas residências; essa foi a solução que encontraram. Uns são perfurados nas calçadas, outros nos muros. Já foram perfurados vários poços artesianos, pessoas relatam que mais de 100 já estão em funcionamento, pois o processo já vem desde o início do mês, e é notório que isso pode futuramente prejudicar, até mesmo, a saúde pública, por sabermos que no subsolo da zona urbana corre todo o esgoto, e, naturalmente tem certa influência no lençol freático que abastece esses poços.
Enfim, o problema é que, com toda essa ação exagerada da população de perfurar poços e mais poços na cidade e continuar poluindo a terra, as margens do rio, desmatando e queimando, chegará um momento em que a natureza não mais suportará tudo isso. É como disse o Papa Francisco em uma audiência geral no Vaticano: "Se destruímos a Criação, a Criação nos destruirá. Nunca nos esqueçamos disso!". E ainda completou:"a natureza não é uma propriedade da qual podemos abusar a nosso bel prazer, nem muito menos é propriedade de alguns poucos, mas um dom para todos, que devemos cuidar".
Portanto, gostaria de chamar a atenção das pessoas de bem que ainda existem em nossa cidade de Piancó, e de todos aqueles que - independente de cor, raça, sexo e religião - querem defender a Criação, a natureza que é nossa casa, chamo a atenção de todos a abrir os nossos olhos para ver que se continuarmos agindo dessa forma NOSSA CIDADE QUE AMAMOS IRÁ PARA O BURACO, literalmente. Mudemos de atitude, sejamos pessoas que preservam e cuidam do meio ambiente em que vivemos e no qual viverá nossos filhos, netos, bisnetos, enfim, nosso futuro.
Abaixo você vê algumas imagens de um local próximo ao poço da subestação do Rio Piancó, crateras estão aparecendo do nada, o solo está afundando progressivamente devido a diminuição das águas subterrâneas." (com fotos de Alex Fernandes)

Um comentário:

Adelmar disse...

A natureza ou o meio ambiente onde vivemos não agride ninguém, antes apresenta respostas às agressões praticadas pelo ser humano e, nessas condições podem ocorrer fenômenos mais ou menos graves, É precisamente o que está ocorrendo em Piancó. As RESPOSTAS DA NATUREZA NÃO OCORREM NECESSARIAMENTE NA MESMA ÁREA DAS AGRESSÕES, pois o lençol freático se acha bem abaixo das primeiras camadas do solo e sua extensão é bastante considerável.
Faz-se indispensável que os poderes públicos intercedam em favor da natureza, de modo a se antecipar ao surgimento de maiores crateras que poderão
surgir com danos irreparáveis para os seus residentes.