domingo, 20 de dezembro de 2015

TJ aprova resolução e vai aproveitar servidores efetivos em cargos comissionados

O Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba aprovou Resolução que trata da meritocracia no Poder Judiciário. Com isso, a partir de janeiro os servidores efetivos do Tribunal poderão concorrer a cargos em comissão a partir de seleção em um “Banco de Talentos”. A nova estratégia de gestão de pessoal é defendida pelo desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho. “Assim poderemos buscar aqueles que são os melhores”, destacou.
De acordo com Oswaldo Trigueiro (foto), a iniciativa é resultado de um projeto estratégico do Tribunal na área de pessoal, que envolve outras ações, como “Formação de Gestores e Líderes” e “Promoção e remoção de servidores pelo critério de merecimento”.
Para o desembargador, os projetos são importantes para resgatar o mérito, o critério e situações importantes na gestão de servidores, tendo em vista que muitas vezes os gestores têm dificuldade de encontrar servidores com conhecimentos específicos para alguns setores. Trigueiro ressaltou que o reconhecimento aos servidores, traz a satisfação na resposta à sociedade, que terá mais qualidade na condução dos trabalhos.
O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Paraíba (Sinjep), João Ramalho, disse que a meritocracia é bastante esperada pelos servidores, que, na grande maioria, tem especialização, mestrado e doutorado. “O serviço público precisa ser especializado”, destacou o dirigente, acrescentando que a valorização dos servidores não deve ser só na questão remuneratória, mas na questão dos cargos em comissão, que devem ser exercidos por servidores qualificados.

Banco de Talentos – O sistema “Banco de Talentos” entrará em vigor no início de janeiro e funcionará como uma rede social, em que todos os servidores poderão se inscrever, cadastrando currículos que serão avaliados pelos gestores, além de trocar informações entre si. Os “talentos” deverão ser melhor aproveitados em todas as áreas de gestão do Tribunal, como financeira, pessoal, treinamento.

Meritocracia - A meritocracia, do latim meritu, mérito, e cracia, poder, é um sistema de governo ou outra organização que considera o mérito (aptidão) a razão para se atingir determinada posição. Em sentido mais amplo, pode ser considerada uma ideologia. As posições hierárquicas são conquistadas, em tese, com base no merecimento e entre os valores associados estão educação, moral e aptidão específica para determinada atividade. Em alguns casos, constitui-se em uma forma ou método de seleção.

Nenhum comentário: