sábado, 6 de fevereiro de 2016

Ministro do STF, Marco Aurélio faz campanha contra o voto nulo nas eleições...

Neste sábado de Carnaval, o cantor Durval Lelys, que comanda na folia baiana o bloco Cocobambu, entoará no Circuito Barra-Ondina, em Salvador, uma canção batizada de #votabrasil. Trata-se da música-tema de uma campanha idealizada por Marco Aurélio Mello, ministro do STF e ex-presidente do TSE. O objetivo é reduzir a abstenção eleitoral nas urnas municipais de 2016. A iniciativa é patrocinada por uma entidade presidida por Marco Aurélio, o Instituto de Cidadania Uniceub, de Brasília.
No primeiro turno das eleições presidenciais de 2014, nada menos que 27,17% dos eleitores abstiveram-se de comparecer às urnas ou optaram por votar em branco ou nulo. No segundo turno, a taxa ficou em 26,10%. Teme-se que a desilusão crescente do brasileiro com a política potencialize o fenômeno. “Não adianta só reclamar”, diz Marco Aurélio. Para ele, antes de ser uma obrigação, o voto “é um direito.” Em 2014, ainda no TSE, o ministro lançara a campanha #vempraurna —uma alusão ao #vemprarua, lema das manifestações que fervilhavam na época.
A nova campanha não ficará restrita ao Carnaval. A ideia é que dure até a eleição. A canção #votabrasil, escrita pelo publicitário Marcos Pamplona e musicada por Lelys, ganhará novas versões em ritmo de funk, samba e sertanejo.

Nenhum comentário: