sábado, 17 de dezembro de 2016

TSE usa provas do caso sobre chapa presidencial para investigar partidos

Provas obtidas no processo que apura se a chapa Dilma-Temer foi financiada com dinheiro proveniente de corrupção serão usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral em investigações sobre a conduta dos partidos políticos, informou ao blog do Josias de Souza o ministro (paraibano de Catolé do Rocha) Herman Benjamin (foto), relator do caso. "As provas coligidas (reunidas) para esse processo da chapa presidencial serão muito úteis na análise do comportamento dos partidos", disse.
Há no TSE investigações abertas contra pelo menos três partidos: PT, PMDB e PP, que são os principais alvos da Lava Jato. No limite podem ser punidos até com a cassação dos respectivos registros. Corregedor-Geral da Justiça Eleitoral, Herman Benjamin explicou que teve de dar prioridade ao processo que, em tese, pode resultar na cassação da chapa Dilma-Temer. Por quê? "A análise do comportamento dos partidos pode ser feita a qualquer momento, enquanto que a questão da chapa presidencial tem outro timing", frisa.
Nas palavras do ministro, o processo sobre a chapa Dilma-Temer "não pode se transformar em algo interminável, como certas CPIs do fim do mundo, em que entram de tudo. Nossa cautela é justamente para não nos desviarmos dos objetivos e dos métodos mas adequados para alcancá-los". O ministro lamentou não ter conseguido ainda em 2016 concluir o voto a ser submetido aos outros seis ministros do TSE para julgamento da chapa presidencial.
Em função do recesso judiciário, os prazos do processo prosseguem a partir de fevereiro.

Nenhum comentário: