segunda-feira, 29 de maio de 2017

Em visita à Asfita, alunos do Chagas Soares em Itaporanga conhecem a história da maior colônia de filhos do interior na Capital Paraibana

A imagem pode conter: 11 pessoas, pessoas em pé e filho
Maior colônia de filhos do interior na Capital Paraibana, a Associação dos Filhos de Itaporanga (Asfita) recebeu a visita de alunos e professores da Escola Estadual Chagas Soares, localizada numas das áreas mais carentes do município de Itaporanga. O grupo veio até João Pessoa com objetivo de por em prática o projeto 'Participo e Aprendo', que é desenvolvido naquele educandário. Iniciativa louvável que leva a conhecer a história daqueles abnegados itaporanguenses que se estabeleceram em João Pessoa, onde ergueram um pedaço de Itaporanga
Capitaneados pela diretora Dalvaci Batista Alvarenga e pela professora Verônica Maria Sabino de Araújo, das disciplinas de História e Geografia, o grupo era formado por alunos do 9º ano do ensino fundamental e puderam, na oportunidade, conhecer a história de fundação da Asfita, que é a mais antiga da capital paraibana. Eles foram recebidos pelo presidente e pelo vice-presidente, respectivamente, Décio Mangueira e Guilherme Pedrosa. 
Fundada em 13 de junho de 1985, a Asfita foi criada e instalada provisoriamente na avenida Cabo Branco, no bairro de mesmo, e, posteriormente transferida em definitivo para sua sede própria, na rua Waldemir Braga, paralela ao Retão de Manaíra, no bairro do Aeroclube. Tudo começou quando um grupo de itaporanguenses se reuniu com a intenção de criar uma associação onde pudessem trocar idéias e, ao mesmo tempo, juntar as famílias e os amigos de Itaporanga que residiam em João Pessoa; realizar eventos sociais e culturais, simultaneamente matando as saudades da terrinha. 
A ASFITA possui uma estrutura física composta por duas piscinas (adulto e infantil), quadra poliesportiva, parque infantil e área construída de 633 m2. Na área construída existe: salão de festas e palco (atendendo projeto acústico e climatizados), bar, churrasqueira, cozinha e banheiros (inclusive para portadores de necessidades especiais). Trinta e dois anos depois o sonho dos itaporanguenses continua de pé e cada vez mais vivo. 
A imagem pode conter: 12 pessoas, pessoas sentadas A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé

Nenhum comentário: