quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Plenário da Câmara dos Deputados rejeita proposta de 'distritão' já para 2018...

Em sessão concluída na noite desta terça-feira (19), o Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou a proposta de mudança no sistema eleitoral com implantação do “distritão” já para 2018 e do "distrital misto", em 2022. Pelas regras atuais, deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos no modelo proporcional com lista aberta.
No caso de "distritão", cada cidade ou estado passaria a ser considerado um distrito e seriam eleitos os candidatos a vereador e a deputado que recebessem mais votos. Mesmo sem consenso, o texto foi colocado em votação no plenário, com o objetivo de encerrar as discussões sobre o tema.
A proposta de emenda também cria um fundo eleitoral para financiar campanhas eleitorais, mas, como os deputados decidiram fatiar a votação da PEC, analisando item por item, o trecho sobre o fundo não foi submetido a votação. A estratégia dos partidos é incluir esse fundo em um projeto de lei comum, cuja tramitação é mais rápida. A expectativa é que esse novo texto seja votado já nos próximos dias. 
Para as mudanças valerem nas eleições de 2018, têm de ser aprovados até um ano antes das eleições, ou seja, até 6 de outubro.

Nenhum comentário: