terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Polêmica: DNIT anuncia demolição de obra assinada pela arquiteta Sandra Moura, para ampliar BR-230

O pórtico da entrada do bairro de Intermares, em Cabedelo, vai ser demolido e a derrubada está prevista para acontecer ainda em janeiro de 2019. A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) na Paraíba emitiu nota de esclarecimento após a polêmica declaração da arquiteta Sandra Moura que mostrou-se contrária à retirada do monumento, alegando que ele resgata a história do município.
O pórtico da entrada de Intermares foi autorizado pelo DNIT em 24 de setembro de 2003 e inaugurado em 2004, tendo sido projetado pela arquiteta Sandra Moura. A torre passou por um período de 12 anos sem manutenção, até que em 2016 foi restaurado pela primeira vez desde a construção. Segundo o DNIT, a obra foi feita através de contrato padrão utilizado em todo o território nacional com cláusula que explica que qualquer intervenção feita pela prefeitura no local torna-se parte das faixas de domínio do Departamento Nacional e que a administração municipal não será indenizada em caso de demolição do pórtico.
Sendo assim, a autorização para a construção pode ser cassada a qualquer momento, como é o caso da intervenção para a obra de alargamento da BR-230. O núcleo de comunicação do DNIT informou que essa demolição vai acontecer e está prevista para janeiro ou fevereiro do ano que vem. Na nota, o DNIT diz que a prefeitura não se interessou em renovar o contrato da autorização da obra do pórtico, o qual perdeu a validade em 13 de agosto de 2008. O DNIT disse que questionou a prefeitura de Cabedelo sobre a renovação, em diversas oportunidades, sendo a mais recente em 14 de dezembro de 2017.

Nenhum comentário: