sexta-feira, 5 de julho de 2019

Em audiência com ministro da Saúde, secretária Rosilda Carvalho e deputado Hugo Mota buscam benefícios para o município de Olho D'água...

 
Essa semana a secretária de Saúde Rosilda Carvalho, do município de Olho D’água, no Vale do Piancó, teve em audiência com o deputado Hugo Mota e com o ministro da Saúde onde trataram sobre benefícios para o município. Na última quarta-feira (3) o ministro Luiz Henrique Mandetta anunciou que a Paraíba vai receber R$ 3 milhões para credenciar 96 novas equipes ou serviços de Atenção Básica Primária, em 53 cidades. De acordo com o Ministério da Saúde, o valor também deve financiar 29 equipes de agentes comunitários de Saúde, 16 equipes de saúde da família, além de 12 equipes de saúde bucal e uma equipe de consultório de rua.
O valor também vai ser usado para implantar 15 polos de Academia da Saúde, um grupo de saúde prisional, três centros especializados em Odontologia e 19 laboratórios de próteses dentárias. Os recursos começam a ser repassados aos estados e municípios a partir do momento em que as novas equipes e serviços credenciados iniciam o atendimento à população. As contratações são feitas pelos gestores locais. Os municípios da Paraíba contemplados não foram informados pela pasta.
De acordo com Mandetta, é preciso reestruturar o Sistema Único de Saúde através dos mecanismos de atenção primária. “Queremos construir a política de regionalização, junto dos secretários municipais de saúde, dividindo os municípios em distritos sanitários para melhor atender os mais de 200 milhões de brasileiros nos diferentes níveis de atenção: primária, média e alta”, pontuou.
O ministro Mandetta assinou uma portaria para garantir as medidas, e ainda falou que a melhora no atendimento a pulação passa pela atenção primária, que segundo ele é prioridade no governo federal, disse ainda que não ia deixar ninguém para trás  e que iria pedir mais recursos para saúde sempre, mas também iria aumentar a cobrança pelos resultados.

Nenhum comentário: