quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Ouvidor e Vereadores debatem projeto que visa acabar feriados em Itaporanga: "A CDL e o prefeito, que é empresário, serão beneficiados e únicos prejudicados serão os trabalhadores", afirmou Márcio Rodão.

Provocar debate democrático de temas em voga na comunidade é, de fato, o trabalho imprescindível que a imprensa deve fazer. No início da tarde de hoje (1º) a população de Itaporanga acompanhou debate na Boa Nova FM, promovido pelo programa de Junior Veriato, sobre a votação à noite na Câmara Municipal do Projeto de Lei Nº 02/2019, de autoria do Poder Executivo, que propõe acabar com os feriados civis no municípios: 09 de Janeiro (alusivo ao aniversário da cidade), 29 de Junho (festividades juninas de São Pedro) e 19 de Setembro (em homenagem à memória do monsenhor José Sinfrônio, Padre Zé, maior benfeitor do município). 
A proposta é bastante polêmica e vai de encontro aos anseios da população. Presente nos estúdios os vereadores Márcio Rodão e Jailson de Zeca, além do ouvidor municipal Damião Neves. Participaram, via telefone, os vereadores Hélio do Bar e (presidente) Jucivan Araújo, e, no fim do programa, esteve presente o advogado Paulo César, representando a Paróquia local. Damião reconheceu que o projeto só foi enviado à câmara depois de reunião com a CDL e a Igreja Católica: "A própria igreja (através do padre Rodrolfo) não reconhece o dia 19 de setembro (homenagem a Pe. Zé) como feriado religioso", disse.
"Então não é o prefeito que está retirando o feriado", afirmou o ouvidor municipal colocando-se à favor da homenagem à Padre Zé como feriado. "Tecnicamente sim, porque o projeto é do Executivo", disse o advogado explicando que o calendário da Igreja Católica no Brasil só reconhece dias santos e de guarda, não reconhecendo nem o dia 29 de junho como feriado. E alertou que a própria legislação federal em vigor deixa margem pra questionamentos.
Em sua participação, Jailson de Zeca defendeu os vereadores na legislatura dizendo que ali "não se votava nada às escondidas" e que tudo segue "os trâmites legais", mesma opinião externada por Hélio e Jucivan. Jailson, inclusive, disse que votaria contra a matéria na sessão de logo mais à noite. Márcio fez uma defesa mais contundente do respeito á leis que são votadas: "Independente de ser católico, evangélico, espírita, etc..tem que se respeitar leis pra homenagear padre Zé ou qualquer outra pessoa. Quanto aos feriados do aniversário da cidade e São Pedro existe há 20 anos", pontuou.
O vereador fez uma crítica velada ao prefeito, autor da proposta, e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que, em seu entendimento, serão sim os beneficiados em detrimento dos trabalhadores que serão os mais prejudicados. "A CDL que deu grande apoio na eleição do prefeito tem forte influência sobre ele, que antes de ser prefeito é empresário, e, ao contrário do que diz o ouvidor municipal, a extinção dos feriados, como quer a CDL, só vai prejudicar os trabalhadores", afirmou Márcio Rodão que, assim como Jailson, se posiciona contra a proposta.
A Câmara Municipal analisa a proposta do prefeito em sessão às 19h da noite de hoje. Aguardemos, pois o resultado...

Nenhum comentário: