Xadrez e política têm muito em comum. São disputas que carecem de conhecimento, paciência e visão de futuro. Com 2026 ainda distante, afinal, há 2025 no meio do caminho, o enxadrista tem tempo a seu favor, para pensar, observar passado (jogada anterior), o presente (onde está e com quem está) e o futuro (a próxima jogada, que é onde o agora e 2025 se combinam).
A política é como um jogo de xadrez, cujo objetivo do enxadrista é movimentar suas peças de maneira que ele consiga deixar o rei adversário sem saída – xeque-mate. As peças do tabuleiro estão se mexendo e João Azevêdo (PSB), como Rei, por diversos fatores sendo o principal porque é governador, acionou essa semana o "Plano D" - Deusdete Queiroga, como opção à sua sucessão.
Ficando no governo deixa de ser senador. Inviabiliza o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) de assumir e ser candidato natural. Bispo habilidoso, Lucas deixa a ação para outras peças e segue papel parceiro responsável, discreto, firme, sem causar embaraços. Ao contrário do Peão, Adriano Galdino (REP), que não aceitando o Bispo tenta emparedar o Rei querendo uma bagunça como de 2022. Só que no xadrez, peão não vira rei.
João tem mais 26 meses para executar a próxima jogada (pública, pois o bastidor não podemos assistir). O enxadrista não tem pressa para a próxima jogada. Sabe usar o tempo a seu favor. Com estilo próprio, discreto e firme, o Grupo Ribeiro move as peças certas, no tempo certo. Saiu bastante fortalecido das eleições este ano.
A genialidade do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) dá o norte desse caminho. Aqui temos única peça (Cavalo) do xadrez que não precisa se importar se existe alguma outra à sua frente. Com seu poder de movimento incomum, pode saltar sobre qualquer peça.
E temos a Rainha - senadora Daniella Ribeiro (PSD), o verdadeiro poder do xadrez. Peça de maior mobilidade, enigmática, que pode mover-se como torre ou bispo. A rainha é o poder e objeto de captura de todos os jogadores. Dependendo da jogada, Daniella Ribeiro pode surgir como candidata a governadora. Bingo!
Faz história como primeira senadora da Paraíba. De muita influência no cenário nacional, desde presidente da poderosa Comissão Mista de Orçamento até próxima missão a partir de fevereiro na Primeira Secretaria do Senado, cargo alta relevância. Tem projetos de grande impacto para a população aprovados como o 'Antes que Aconteça' e o de acompanhantes para gestantes.
Evangélica, a Família Ribeiro é festejada por prefeitos e lideranças diante do trabalho de Daniella no Senado. O Grupo Ribeiro só depende dele próprio para traçar seu caminho. Pois dependendo do movimento das peças no tabuleiro de 2026, Daniella pode sim fazer história novamente. É Senadora de Resultados, pode ser uma Governadora de Respeito! As peças estão no tabuleiro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário