A possível federação entre o Republicanos e o MDB vem movimentando os bastidores da política paraibana e pode provocar um reposicionamento estratégico no cenário local. Um dos desdobramentos mais comentados é a possibilidade de reaproximação entre o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o governador João Azevêdo (PSB), que romperam politicamente nos últimos anos.
Embora ainda não haja confirmação oficial sobre a consolidação da federação, o governador João Azevêdo reconheceu que, caso a união partidária se confirme, o tema poderá voltar à mesa de discussões. Questionado nesta segunda-feira (26) sobre a possibilidade de Veneziano retornar à base aliada do governo estadual, Azevêdo adotou cautela.
A federação MDB/Republicanos será comandada pelo presidente da Câmara Hugo Motta e indicará Veneziano para concorrer ao Senado ao lado de João na chapa governista, como quer o presidente Lula, que terá Lucas Ribeiro (União Progressista) concorrendo à reeleição ao Governo.
“Eu não trabalho com suposições. Suposição não existe. No dia em que ocorrer, e se ocorrer, a gente vai discutir”, disse o governador, evitando antecipar qualquer posicionamento.
A federação entre MDB e Republicanos, se confirmada, terá impacto direto não apenas nas eleições municipais, mas também na articulação para 2026. A formação de blocos partidários com maior representatividade pode redesenhar alianças e abrir caminhos para novos arranjos políticos, inclusive com antigos adversários.

Nenhum comentário:
Postar um comentário