O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) lançou o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, como possível candidato da esquerda ao Governo em 2026. A declaração foi feita nesta segunda-feira (28), em entrevista à Rádio CBN Paraíba. Ricardo afirmou que o campo progressista precisa se reorganizar diante do avanço da direita no estado e que Galdino pode representar o palanque do presidente Lula na Paraíba.
“É perfeitamente possível que o PT Nacional apoie Adriano Galdino numa candidatura ao governo aqui na Paraíba”, disse. Segundo ele, Galdino tem perfil de liderança e pode encabeçar um projeto político com conteúdo e enfrentamento às oligarquias locais. Galdino se lançou pré-candidato ao governo e tem percorrido o estado defendendo o nome de Lula. O deputado tem colocado à reeleição do atual presidente como umas das suas principais bandeiras de campanha.
Há quem interprete que Ricardo 'mergulhou' politicamente, já que depois da Operação Calvário não foi eleito para outro cargo eletivo na Paraíba, embora tenha disputado os pleitos de 2020 e de 2022. O petista, entretanto, acompanha o que se passa no estado e participa, de Brasília, das articulações visando a cena política estadual. Ele, inclusive, não descarta disputar novamente eleições.
O ex-governador reafirmou que vai disputar mandato de deputado federal em 2026. Ricardo explicou que deixou de ser candidato ao Senado em 2018, quando concluiu seu mandato de governador, porque seu objetivo era “jogar com o time” e que, em 2024, seu foco é ajudar na eleição de diversos prefeitos em diferentes regiões do estado.
"Eu quero, em 2025, retomar as discussões com o PT e com o presidente Lula, e saber o que é melhor para o projeto que livre o Brasil da extrema direita. É essa a questão. Se for para disputar alguma coisa, eu estarei e não tenho o menor problema em fazer isso”, considerou. O ex-governador avaliou que tem “capacidade de gestão e capacidade de representação social”, o que na avaliação dele se perdeu nos atuais gestores. Ele sugeriu que, por essa razão, sente-se preparado para eventualmente retomar as discussões de disputar novamente um cargo.
Ricardo Coutinho disputou os pleitos nos anos de 2020, para a Prefeitura de João Pessoa, e em 2022, para o Senado, mas não se elegeu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário