terça-feira, 23 de maio de 2017

Eitel Santiago inscreve candidatura à lista tríplice para suceder Janot na PGR

Resultado de imagem para eitel santiago
Cinco procuradores já apresentaram candidatura para participar da disputa pela chefia da Procuradoria Geral da República, entre eles o paraibano Eitel Santiago, que se inscreveu nesta segunda-feira (22). Eitel já foi corregedor geral do Ministério Público Federal, entre 2005 e 2006. Ele é pai do vereador Lucas de Brito, vice-presidente Câmara de João Pessoa. 
O atual mandato do chefe do Ministério Público Federal termina em setembro e, se quiser, Janot, no segundo mandato, está apto a concorrer novamente. As inscrições vão até esta quarta (24) e a eleição será organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). 
Até o início da noite desta segunda-feira, além de Eitel, os candidatos inscritos eram Nicolao Dino, vice-procurador-geral Eleitoral, que atua em nome do Ministério Público no Tribunal Superior eleitoral (TSE); Mario Bonsaglia, que já concorreu na última disputa e recebeu 462 votos, ficando em segundo lugar (à época, Janot recebeu 799 votos); Carlos Frederico, principal opositor de Janot na última eleição e ficou de fora da lista tríplice; Franklin Rodrigues da Costa, também subprocurador da República. Pelas regras atuais, não há impedimento legal para Janot concorrer a um terceiro mandato.
Internamente, procuradores entendem que a segunda recondução seria a melhor solução diante do número de investigações em andamento relacionadas principalmente à Lava Jato, incluindo uma sobre o presidente Michel Temer. "Janot tem toda a legitimidade para decidir e ele tem todo o direito de decidir até o último momento", afirmou ao jornalista Matheus Leitão o presidente da ANPR, José Robalinho Cavalcanti.
Há previsão da realização de seis debates entre os candidatos à lista tríplice. A eleição está prevista para junho. O mais votado entre os 1,2 mil procuradores encabeçará a lista tríplice enviada ao presidente da República. Desde o governo do ex-presidente Lula, o primeiro colocado da lista tem sido escolhido para liderar o Ministério Público Federal.

Nenhum comentário: