sábado, 22 de dezembro de 2018

Podemos incorpora PHS e terá 17 deputados e 7 senadores - tornando-se a terceira maior bancada no Senado; Partido ainda aguarda resposta do PMN...

Renata Abreu (Presidente do Podemos), Romário e Senador Álvaro Dias (candidato a presidente pelo Podemos) Foto: Guilherme Pinto / Agência O Globo
O Podemos anunciou nesta sexta-feira (21) a incorporação com o PHS. Na Câmara, o partido passará de 11 deputados para 17 (com os 6 eleitos pelo PHS), passando o Solidariedade. No Senado, o partido terá 7 senadores - a terceira maior bancada, ficando atrás apenas do MDB (12 senadores) e do PSDB (8 senadores). O Podemos ainda negocia a incorporação do PMN, que elegeu 3 deputados. 
No último dia 11, a bancada do Podemos, após reunião com Jair Bolsonaro, decidiu não fazer parte da bancada do governo, mas prometeu apoio à pautas específicas. Além do aumento na bancada da Câmara e do Senado, o Podemos passa contar com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, e o governador de Tocantis, Mauro Carlese. A atual presidente do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, continuará no comando do partido. 
O PHS, que no último ano passou por uma disputa judicial pelo comando do partido, não superou a cláusula de barreira nas eleições deste ano. Semana passada outras duas fusões também foram anunciadas devido à cláusula de barreiro. O PC do B incorporou o PPL, passando a contar com 9 deputados. E o Patriota incorporou o PRP, que contará com 10 deputados (4 do PRP) e um senador (Jorge Kajuru/GO).

Nenhum comentário: