sábado, 26 de janeiro de 2019

Movimento MOVER se articula contra o aumento na passagem dos ônibus em JP

Na última terça-feira (22), o Mover – Frente Social Progressista, organizou uma assembleia com seus membros para deliberar ações contra o aumento na passagem dos ônibus do sistema de transporte público de João Pessoa, que sofreu recentemente um aumento de 11%, passando de R$3,55 para R$3,95. Segunda a presidente, Bárbara Firmino, o Mover é um movimento suprapartidário e busca desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida do Paraibano.
Dentre as ações estão a coleta de assinaturas para um Projeto de Lei de Iniciativa Popular pelo Aplicativo MUDAMOS (link aqui), uma Audiência Pública na Câmara Municipal de João Pessoa e a mobilização de um ato na Lagoa, centro da capital, co-organizado com outros movimentos como Minha Jampa, Interesse Público PB, Instituto Projeto Público, Acredito e Frente Popular de Mobilidade Urbana de João Pessoa. “No quesito mobilidade, almejamos a garantia da transparência e do acesso à informação, bem como uma melhor qualidade nos coletivos de João Pessoa. O aumento sem justificativa atinge em cheio o orçamento familiar de milhares de pessoas que utilizam o transporte público diariamente”, declara, Bárbara.
O MOVER fez um levantamento e encontrou muitas irregularidades, como a falta de concorrência no setor, onde as empresas fazem parte de um mesmo grupo, formando um conglomerado monopolista. O conflito de interesse no Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa (CMMU), que é presidido pelo também Superintendente da SEMOB e tem apenas função consultiva e não de deliberar aumento de passagem, conforme está sendo divulgado, entre outros.
As ações podem ser acompanhadas pelas redes sociais do movimento e através do Ato que será divulgado em evento no Facebook, previsto para a tarde do dia 02 de fevereiro na Lagoa, centro da capital.

Nenhum comentário: