sábado, 25 de abril de 2020

Sem deixar de ser simples, João Claudino criou império tendo o Armazém Paraíba como carro-chefe de um total de 13 empresas; Ele morreu aos 89 anos...

João Claudino veio à Paraíba dois anos atrás prestigiar homenagem ao pai...
Morreu ontem (24) aos 89 anos em Teresina, no Piauí, o empresário João Claudino que construiu um império no ramo empresarial aos longo de 50 anos. Dois anos atrás o conheci lá em Joca Claudino, na região de Cajazeiras, numa cavalgada em homenagem a seu pai (que dá nome ao município). Sempre que pode pega seu avião e desembarca na região para rever as origens. Um senhor simples, afável, de fino trato, nem parecia um magnata dos negócios - hoje tocado pelo filho ex-senador João Vicente.
João fundou ao lado do irmão Valdeccy o Grupo Claudino - um dos maiores varejistas do país com presença em 15 estados. Tudo começou em Cajazeiras (PB). Em 1958, eles resolveram se instalar na cidade de Bacabal, no Maranhão. Em uma  antiga  usina  de  beneficiamento  de  arroz,  nasceu  o  Armazém Paraíba, empresa que deu origem ao Grupo Claudino.
Carro-chefe do Grupo Claudino, o Armazém Paraíba é a quarta maior loja de departamentos do Brasil no ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2019”, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). São mais de 10 empresas com sedes na capital piauiense e empregando mais de 17 mil funcionários. Em 2013, os irmãos decidiram separar as empresas.
Vadecy ficou com a Socic (Sociedade Comercial Irmãs Claudino) que abriga os negócios de transporte, a administradora de cartões de crédito e um shopping. João ficou com o Grupo Claudino, que controla o Teresina Shopping, a Houston e o Armazém Paraíba. Foi um empreendedor de sucesso que contribuiu com o desenvolvimento da Paraíba e do Nordeste.

As empresas

A maioria das empresas do Grupo Claudino foi criada para suprir as necessidades do Armazém Paraíba: a Guadalajara para abastecer a loja de roupas; a Sucesso Publicidade para comandar o setor de propaganda; a Socimol para criar os móveis; a Onix S/A para produzir os colchões; a Halley para dar conta do material promocional; a Construtora Sucesso para realizar as obras do grupo; a Colon Equipamentos Rodoviários para dar suporte ao transporte das mercadorias; a fábrica de bicicletas Houston, hoje a maior da América Latina, abastece o setor de bikes do Paraíba; a Remanso atua com comercialização de soluções integradas de gestão de negócios e o Teresina Shopping tem o Paraíba como sua maior âncora. O Frigotil (frigorífico industrial) e a Gestão Peles e Couros também fazem parte do conglomerado para dar vazão à produção nas fazendas da família. São ao todo 13 empresas.

Nenhum comentário: