segunda-feira, 18 de maio de 2020

Mais cargos ao Centrão: Bolsonaro nomeia homem de confiança de Valdemar Costa Neto e assessor de Wellington Roberto para diretoria do FNDE e manda ministro da Educação entregar logo o fundo de R$ 55 bilhões ao PP

O governo nomeou um indicado do PL para o cargo de diretor de Ações Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Garigham Amarante Pinto, advogado de formação, era assessor do líder do partido na Câmara, o deputado paraibano Wellington Roberto (foto). 
Garigham é homem de confiança do presidente do partido, ex-deputado Valdemar da Costa Neto, condenado no mensalão. A nomeação foi publicada no "Diário Oficial" nesta segunda-feira (18), informa o G1.
O presidente Jair Bolsonaro, nas últimas semanas, passou a negociar cargos do governo com siglas do Centrão. O grupo reúne partidos de orientação de centro-direita que, pela quantidade de deputados que possui, pode ser decisivo em votações na Casa. Bolsonaro quer construir uma sustentação política que evite, por exemplo, a abertura de um processo de impeachment contra ele. 
Bolsonaro já ordenou ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, que entregue nos próximos dias a presidência do FNDE ao partido Progressista, legenda do Centrão. 

Presidente ao receber líderes do PL, capitaneados por Wellington Robeto (E).
FNDE
O Fundo é uma autarquia do Ministério da Educação com orçamento bilionário e responde pela execução de uma série de programas de alcance nacional, como:
* Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD)
* Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância)
* Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
Em 2019, o orçamento previsto do fundo foi de cerca de R$ 55 bilhões.

Nomeações de aliado de Temer e do ex-deputado Eduardo Cunha
Semana passada, Bolsonaro reconduziu ao Conselho de Itaipu-Binacional os ex-deputados Carlos Marum e José Carlos Aleluia que são ligados, respectivamente, ao ex-presidente Michel Temer e ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha, preso pela Operação Lava-Jato. 

Nomeação no Dnocs
No dia 6 de maio, o governo nomeou Fernando Marcondes de Araujo Leão para a direção-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Ele também é indicação do Centrão.

Nenhum comentário: