sexta-feira, 13 de maio de 2022

Nova concessionária de água irá ampliar saneamento de Santa Rita para 90%, garante Emerson Panta.

O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PP), esteve nesta quinta-feira (12) no Programa 360 Graus. O gestor comentou sobre a rescisão do contrato da cidade com a Cagepa. O abastecimento do município fica a cargo do Consórcio Águas do Nordeste (ANE). Panta disse que o fim do contrato com a Cagepa se deu após inúmeras tentativas de melhorar o abastecimento da cidade, mas reiteradas vezes foi negada. “A Cagepa lucrava com Santa Rita, mas não queria investir na cidade”, frisou.

Saneamento

Mas segundo o gestor não só o abastecimento será mudado. Panta revela que há dez anos a Cagepa não investe em melhorias para ampliar o acesso da população ao fornecimento de água e tratamento de esgoto: “Apenas 4% da população têm cobertura de esgotamento sanitário. Isso transformou a cidade em um esgoto a céu aberto, não se pode falar em saúde pública nesse cenário”, destacou.

A principal mudança da nova responsável pelo abastecimento será a missão de ampliar a cobertura de esgotamento sanitário para 90% da cidade. O prefeito também diz que 20 mil pessoas da Zona Rural de Santa Rita nunca tiveram na torneira: “Nunca tiveram água de qualidade e estudo feitos com institutos federais atestaram a péssima qualidade da água.

Situação vexatória

O prefeito também relata que o fornecimento de água é intermitente nos bairros mais elevados, a exemplo de Tibiri e Marcos Moura, onde são registradas queixas diárias de interrupções: “E uma situação vexatória para quem paga água e não tem água na torneira. Não tem água, mas a conta chega todo mês”.

Atendimento

Para os santa-ritenses que precisem entrar em contato com a empresa Águas do Nordeste e tirar dúvidas, podem fazer pelo número 0800 7312631. O atendimento é 24h.

Nenhum comentário: