domingo, 1 de junho de 2025

Todos miram em Lucas, mas o alvo é a candidatura de João ao Senado...

Para começar... a política é um jogo de xadrez que não é só uma questão de como mexer as peças no tabuleiro, mas também o momento exato de quando e que hora mexer. Nesse quesito o Grupo Ribeiro: vice-governador Lucas, a senadora Daniella e o deputado federal Aguinaldo, sabe como poucos o momento de agir. 
A movimentação intensa na política paraibana na semana recém-finda nos dá uma dimensão do acirramento nos bastidores. Iniciou com o presidente da ALPB Adriano Galdino e o deputado estadual Felipe Leitão atirando no vice-governador Lucas Ribeiro (União Progressista) ao cobrar a cabeça na chapa governista, enquanto, presidente da Câmara Hugo Motta cobra 'protagonismo' para o partido. Até o prefeito Cícero Lucena (União Progressista) tentou faturar com uma 'sela' dada num evento. 
Como água que não se mistura com óleo, Adriano não vota em Lucas. Mais pela ciumeira que tem do Grupo Ribeiro, liderado por Aguinaldo e Daniella, ambos do União Progressista. Enquanto transcorria toda movimentação o grupo se manteve como bons enxadrista que só agem na hora certa. 
Tanto Lucas como sua mãe Daniella são peças decisivas nesse xadrez político. Enquanto seguiam-se as 'bravatas', Lucas passou a semana no Oriente Médio cumprindo missão dada por João para apresentar a Paraíba à investidores. O Grupo Ribeiro sabe do seu peso e importância. Tanto que a oposição já manda sinais de possível apoio. Entretanto, se mantém calados porque sabe a hora de agir. 
O fato é que todos miram em Lucas, mas  alvo é a candidatura de João Azevedo (PSB) ao Senado. João sabe disso melhor que ninguém. Por isso, disse que não adianta ter 'sela' sem o 'cavalo', em resposta à postulação de Cícero, e que não tem pressa para definir chapa em resposta ao Republicanos. João, foi saudado como futuro senador neste domingo em Brasília durante congresso do PSB. 
Com esse alarido todo quase passava despercebido movimento muito mais importante que vai mexer com a política paraibana. Durante deslocamento para Cachoeira dos Índios, o presidente Lula juntou no helicóptero João Azevedo e o senador Veneziano (MDB). Lula quer Veneziano na chapa governista. Com a federação MDB/Republicanos o caminho estaria pavimentado. 
Veneziano foi eleito senador em 2018 na chapa encabeçada por João. Aqui pode estar o motivo que levou Adriano Galdino a mirar sua 'metralhadora' contra Lucas mas que, na verdade. tem como alvo a candidatura de João ao Senado. Porque nesse caso, não há espaço na chapa para ele. Esse é o enredo nos bastidores. 
Portanto, a política paraibana acionou seu modo turbo.  

Nenhum comentário: