sábado, 9 de julho de 2011

NAE defende constitucionalidade do Exame da OAB

O presidente do Núcleo de Apoio aos Estagiários dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba, Léo Vieira (foto), defende a legalidade e a constitucionalidade do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que é exigido pelo Estatuto da Advocacia e da OAB.
Léo Vieira entende que é preciso observar o exemplo norte-americano de que não "basta ter o diploma da Universidade, pois o bacharel em Direito tem que provar, perante a Ordem - uma entidade privada -, que está capacitada a defender direitos e interesses da sociedade, aos quais se encontram valores relevantes, como a liberdade e a justiça, por exemplo".
Para o exercício de qualquer profissão, os profissionais devem ser testados e capacitados, visando desempenhar bem as suas atividades com competência e zelo. Portanto, os bacharéis em Direito devem continuar se submetendo ao Exame da Ordem, pois isso só contribui para um melhor exercício profissional.
"As universidades devem cobrar mais empenho e preparação dos alunos, para que possam apresentar um melhor desempenho no momento em que se submetem ao Exame, que é importante e indispensável no exercício da advocacia. Quem defende a sua extinção, não tem nenhum compromisso com os valores éticos, com a liberdade e a justiça", comentou.
Para o presidente do NAE, a OAB-PB deve continua na luta de forma intransigente em defesa da realização do Exame, que se constitui num instrumento valoroso que merece o apoio e apreço dos profissionais qualificados e da sociedade de um modo geral.

Nenhum comentário: