segunda-feira, 11 de junho de 2012

Pe. Djacy externa indignação com show promovido pelo governo e falta de ações concretas para amenizar efeitos da estiagem

A falta de agilidade dos governos para a execução de planos de emergência ainda é um fato que atrapalha a vida da população, pois com o agravamento do quadro de seca no sertão, se desenha uma realidade dura para muita gente no interior. Uma das consequências da falta de água levam as famílias sertanejas a se desfazer de seus pequenos rebanhos por não terem como alimentá-los. Sem falar na luta por água para beber, que é essencial.
Como ação em prol do povo que sofre os efeitos da seca o Governo do Estado promove na noite desta segunda-feira (11) o show "Chuva de Arte Solidária" que objetiva trocar alimentos não perecíveis por ingressos. O evento terá apresentações de Chico César (atual secretário estadual da Cultura), Elba Ramalho, Clã Brasil e Flávio José. Até o final de sexta-feira passada já haviam sido arrecadados 1.940 quilos de alimentos em torca de 970 ingressos. E olhem que no Estado existem 195 cidades sofrendo com a seca, uma das piores dos últimos 30 anos.
Indignado com essa 'ação tímida' do governo [diga-se de passagem não com o show propriamente dito], o padre Djacy Brasileiro [da paróquia de Pedra Branca] não se conteve e transbordou todo seu repúdio contra o ato. Para o padre, o Governo gasta milhões com propaganda e não pode se resumir a uma ação tímida como esta: "Fico revoltado quando vejo meus irmãos sertanejos humilhados, tratados com desdém... Traga o dinheiro pra aqui e faça poços, açudes, barragens, etc.", disparou durante o seu programa "Sonha, Lutar e Vencer", líder de audiência e levado ao ar pela Pedra Bonita FM todas as segunda-feiras.
A fala do padre ganhou eco e apoio em toda Itaporanga que, assim como as demais cidades, não tolera tanto ausência do governo para resolver o problema. A nossa população, que já é pobre, vive de sacrifícios e como muito esforço. Trata-se de um povo generoso e com muita fé. Uma gente, que apesar das dificuldades, é fervorosa, de oração, que acredita na proteção dos santos, e mesmo diante do sacrifício da seca, não perde a esperança. Quando ficamos com toda essa carência de chuva, o sertanejo sofre muito. A criação (de animais) e a roça morrem, pois, sem água não há vida.
O Vale do Piancó vem se tornando ao longo do tempo uma região que sempre foi castiga pela seca e esquecida pelos políticos. Enquanto não chove, essa gente vai tentando sobreviver de todas as formas. A fé do povo nordestino é muito grande, porque é o que mais sofre no Brasil, mas ele nunca perde a fé. Porque sem Deus agente não é nada. E o trabalho de evangelização, como o do padre Djacy, é muito difícil porque é um trabalho realizado com um povo muito pobre, sofrido.
"Contem comigo. A minha luta é sem interesse. É por amor. Primeiro por que sou cristão. E quem não tem amor está na contra-mão do que Deus nos ensinou", comentou o padre Djacy. Por isso, ele, que é defensor do povo sertanejo, é querido e tem o apoio inconteste dessa gente.

Nenhum comentário: