quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Bancos suspendem empréstimos consignados para servidores do Estado

A partir desta quinta-feira (18)os bancos que oferecem empréstimos consignados aos servidores públicos estaduais irão suspender a operação em toda a Paraíba. A informação foi repassada no início da noite de hoje a reportagem do Portal Wscom, por uma fonte ligada as agências, que pediu reserva do nome. De acordo com a fonte, a atitude dos bancos se deve a grande demanda de ações judiciais que estão sendo movidas pelos servidores.
"É que alguns Juízes estão reconhecendo a prática de alguns tomadores de empréstimos de entrar com ações judiciais contra bancos - alegando que desconhecem a operação firmada com as instituições ou que os juros incidentes são abusivos - para livrar-se da dívida e poder contrair outra", explicou a fonte. 
"O objetivo específico desses tomadores é liberar a margem consignada de empréstimo tomado para poder fazer outros empréstimos. O tomador, com um resultado judicial favorável, obtém crédito em outro banco - na maioria das vezes em igual condição do empréstimo anteriormente tomado - e, logo depois, move outro processo contra uma nova instituição bancária, perfazendo uma verdadeira ciranda de empréstimos", acrescentou.
Sem que ao menos os bancos tenham conhecimento destas ações para se defenderem, os juízes vêm concedendo liminares e tutelas, o que, segundo a fonte, vem causando prejuízo a todos os bancos envolvidos. "O prejuízo está ficando grande para os bancos por conta de uma massa de corretores agenciando os funcionários", disse a fonte. (com CristianoTeixeira/wscom)

Nenhum comentário: