domingo, 28 de outubro de 2012

De renegado dentro do PT a prefeito eleito de João Pessoa com folga, Luciano Cartaxo obtém 68,13% dos votos válidos

Luciano Cartaxo em João Pessoa (Foto: Jorge Machado/G1)
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi eleito neste domingo (28) prefeito de João Pessoa ao obter 68,13% dos votos válidos (246.581 votos). O senador Cícero Lucena (PSDB) obteve 115.369 votos, o que corresponde a 31,87%. O resultado oficial foi confirmado às 18h20min com o fim da apuração. Com o resultado o Partido dos Trabalhadores vai governar pela primeira vez a capital da Paraíba. Na campanha, após articulação do jornalista Nonato Bandeira (PPS), seu vice, ele contou com o apoio do atual prefeito Luciano Agra (sem partido), que foi preterido pelo seu antigo partido: PSB.
Cartaxo ganhou com folga nas urnas, mas lançar sua candidatura não foi fácil. O diretório do PT em João Pessoa era aliado do prefeito Luciano Agra, então candidato com o apoio de Ricardo Coutinho, e era contra a candidatura do petista. Em janeiro Luciano Agra renunciou sua candidatura e o PSB anunciou Estela Bezerra como pré-candidata. O PT de João Pessoa ainda permaneceu com Ricardo, mas em uma votação interna do partido Cartaxo venceu na votação dos filiados e conseguiu sua candidatura.
Durante mais de um mês o deputado federal Luiz Couto (PT) e o presidente municipal Antônio Barbosa (PT) tentaram invalidar a candidatura de Cartaxo, mas o deputado conseguiu lançar sua chapa e ainda por cima com o apoio de dois homens que eram aliados de Ricardo: Agra e Nonato Bandeira. Nas primeiras pesquisa Cartaxo atingia tímidos 7% de intenção de voto contra os mais de 20% que José Maranhão e Cícero Lucena apresentavam. Ao final do 1º turno, o petista venceu com 38% contra 20,5% de Cícero, 20% de Estela e 18% de Maranhão.
Com o apoio de um dos prefeitos mais bem avaliados em todo o Brasil, Cartaxo se elegeu prefeito com 68% dos votos no 2º turno, a maior diferença de porcentagem em todas as disputas de 2º turno no Brasil este ano.

Nenhum comentário: