quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Trócolli Júnior alerta sobre efeitos da seca e conclama classe política a ser mais enérgica nas cobranças de ações; "Não podemos ficar de braços cruzados vendo os açudes secar, o rebanho morrer e o povo sofrer", disse.

O deputado estadual Trócolli Júnior (PMDB) em pronunciamento nesta quinta-feira (1º) para todo o povo do Vale do Piancó, através do programa radiofônico 'Correio Debate' local levado ao ar pela Rádio Correio do Vale AM - Itaporanga, denunciou, assim como fez ontem no plenário da Assembléia Legislativa, o descaso dos governos estadual e federais para com os efeitos danosos que a Seca tem causado aos paraibanos, em particular, das regiões do Sertão, Cariri e Curimataú. 
O parlamentar denunciou ainda o absurdo que está acontecendo diante do desperdício de água no açude de Capivara, que abastece os municípios de Uiraúna, Poço Dantas, Joca Claudino, Vieropolis e Poço José de Moura. “Na semana passada as comportas foram abertas para irrigar plantações de coco e a lamina de água do açude baixou mais de dois metros, por isso, estamos pedindo para que o Governo do Estado feche as comportas para que o manancial não fique sem água imprópria para o consumo humano”, afirmou.
De acordo com ele, o que causa mais revolta nisso tudo é que as comportas foram abertas para beneficiar grandes proprietários, gente influente, que tem plantação de coco na área. “A população está revoltada e com muito medo de não ter água para enfrentar a seca. Na zona rural, para se ter idéia, muitos moradores estão recebendo água por meio de carros-pipa”, relatou o peemedebista.
O deputado ressaltou que ainda falta mais de quatro meses para que se inicie o período chuvoso e a Paraíba já registra a maior seca dos últimos 80 anos, com cerca de 80% do rebanho já sendo dizimado. Ele acrescentou que em diversas regiões do Estado os açudes que abastecem os municípios estão com menos de 25% de sua capacidade, o que deixa a água enlameada e a podre, devido à morte dos peixes causada pela falta de oxigenação, e os governos Federal e Estadual não fazem nada para minimizar os efeitos da estiagem.
Trócolli conclamou a classe política paraibana, em particular, os deputados estaduais e federais e senadores, a se unirem para cobrar dos governos uma ação mais rápida para amenizar os efeitos catastróficos da seca. "É preciso que a classe política descruze os braços e trabalhe em prol dos nossos irmãos paraibanos. Temos  de cobrar providências urgentes nesse sentido, não podemos ficar de braços cruzados vendo os açudes secar, o rebanho morrer e o povo sofrer", pontuou.
“Fiz uma peregrinação pelas regiões do Sertão, Cariri e Curimataú e constatei que a situação é muito preocupante, nossas rodovias se transformaram em verdadeiros cemitérios de animais. Então, dentro da agenda positiva da Assembleia Legislativa, determinada pelo presidente Ricardo Marcelo (PEN), temos que ser mais enérgicos em nossas cobranças junto ao Governo Federal e Estadual para que estes problemas sejam resolvidos, pois a situação dos moradores do semi-árido paraibano é de calamidade”, completou.
No Vale do Piancó, por exemplo, moradores de Piancó e Diamante já fizeram, esta semana, protestos fechando rodovias diante da falta de água que já atinge essas cidades. Em Itaporanga, Santana de Mangueira e demais municípios os açudes já começam a chegar num nível baixo de armazenamento de água que causa apreensão e muita preocupação. 

Nenhum comentário: