quinta-feira, 6 de março de 2014

13º BPM divulga balanço da 'Operação Carnaval' no Vale do Piancó...

22 pessoas foram presas em 1.810 abordagens; 451 veículos foram vistoriados e 3 armas foram apreendidas. Pela primeira vez, após 4 anos, nenhum homicídio foi registrado. E no único roubo registrado, os 3 acusados foram presos em flagrante.
A Operação Carnaval 2014, da Polícia Militar, no Vale do Piancó, prendeu 22 pessoas em 6 cidades durante os cinco dias de feriado. As ações se desenvolveram nas cidades que promoveram os festejos de carnaval: Itaporanga, Conceição, Piancó, Coremas, Ibiara e Aguiar. De sexta-feira (28/02) até esta quarta-feira (5), um adolescente e 3 armas de fogo foram apreendidos, em um total de 1.810 abordagens a pessoas e 451 de veículos.
Das prisões registradas, 7 foram por embriaguez e desordem, 5 por vias de fato (agressão física), 3 por porte ilegal de arma, 2 por embriaguez ao volante, 3 por roubo, 1 por lesão corporal, 1 cumprimento de mandado de prisão, e, 1 menor que foi apreendido acusado de ameaça, desordem e desobediência. 

Pela primeira vez, após 4 anos, a regão não registrou nenhum homicídio no período carnavalesco (veja quadro abaixo), portanto, uma redução de 100%. Apenas um roubo de celular foi registrado, na cidade de Conceição, no dia 3 (segunda-feira), porém, a Polícia Militar agiu rápido e prendeu os três acusados. Piancó e Conceição, inclusive, foram os locais com maior número de ocorrências: 9 e 5, respectivamente.
Em duas cidades o carnaval foi de total e absoluta tranquilidade e não registraram ocorrências durante os 4 dias de festa: Itaporanga e Aguiar. Do total de 9 ocorrências registradas em Piancó, todas sem muita gravidade, exceção de 1 furto de veículo (recuperado momento depois pelo PM, mas com a autoria desconhecida até o momento) e de outra, onde um homem que foi peso por porte ilegal de arma de fogo.
Em Ibiara, uma tentativa de homicídio contra dois jovens foi registrada, precisamente na Área de Lazer Pólo Sertanejo, na tarde de segunda-feira (3). As vítimas informaram que cada uma delas havia sido atingida por um golpe de mini-canivete e acusaram uma pessoa: Mauricélio Galdino, como autor do crime, que se encontra foragido. Os jovens foram atendidos pelo SAMU e depois prestaram queixa na Delegacia contra o acusado.
Participaram da Operação Carnaval 2014 todos os 300 policiais do 13º BPM, além de policiais da 6ª Cia do Bope, da 4ª CPTran e da Força Tática de Teixeira. Segundo o comandante do 13º BPM, Major Jurandy, o baixo índice de ocorrências policiais registradas durante o período se deu pela forte ação de prevenção desenvolvida pela Polícia Militar, que empenhou todo o efetivo do 13º BPM na operação reforçando o policiamento ostensivo nos locais das festividades na região.
"Podemos considerar que o ápice das festividades carnavalescas no Vale do Piancó, se deu no domingo com a apresentação da banda Biquini Cavadão, onde foi registrado o maior público e nenhuma ocorrência foi registrada. Devemos isso, primeiramente a Deus, e ao trabalho incansável dos guerreiros do 13º BPM qu se empenharam ao máximo para que os foliões da região, assim como os turistas, tivessem um dos carnavais mais tranquilos dos últimos anos. E,por fim, há que s registrar o apoio do Comando de Policiamento Regional II, que nos momentos críticos da operação, enviou tropas da Força Tática (Teixeira) e da 6ª Cia do Bope, que prestaram um auxílio providencial para que tudo transcorresse da melhor forma possível", comentou o comandante. (com 13º BPM)
                                Anos
Ocorrências
2011
2012
2013
2014
Homicídio
1
1
1
0
Roubo
0
0
0
0
Lesão corporal
2
5
4
1

Nenhum comentário: