quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Golpistas clonam dados de clientes do BB de Conceição efetuam saques e empréstimos

Golpistas vêm agindo no setor dos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil na cidade de Conceição. Eles usam da boa fé dos clientes, sobretudo dos aposentados, e clonam seus dados, para efetuarem, posteriormente, saques e empréstimos em seus nomes. O intensificado no período de pagamento de aposentados e funcionários públicos.
De acordo com funcionários da agência, somente nas últimas semanas, foram aplicados mais de 25 golpes. Ao perceberem o prejuízo nas contas, os clientes procuram a gerência para denunciarem o caso e tentarem a restituição dos seus dinheiros. No entanto, para que o processo seja iniciado, eles têm que registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia, o que é uma norma do próprio banco.
O grupo age, geralmente, em três. Enquanto um entra na fila e observa todos os movimentos dentro da agência, os outros dois “envolvem” as vítimas e se utilizam dos seus dados, trocando em seguida, seus cartões. Ainda de acordo com funcionários da agência, toda a prática de golpes do grupo já foi identificada e tudo estar registrado em imagens internas. Segundo os funcionários, o caso já foi também comunicado ao Ministério Público que poderá pedir as imagens do interior dos caixas, para que o grupo seja identificado.

Modus operandi
Os golpistas geralmente oferecem ajudas e se utilizam da boa fé de alguns clientes, que os pedem para que eles façam seus saques, entregando a eles seus cartões e senhas. Neste momento eles clonam seus dados e trocam seus cartões por outros já utilizados em outros golpes. De posse dos cartões e senhas, o grupo faz saques e empréstimos nos nomes das vítimas, que só percebem que foram enganadas dias depois.

Alerta
A gerência da agência pede aos correntistas que não entreguem seus cartões e dados para pessoas estranhas. Caso exista alguma dúvida, no momento dos saques, procurem funcionários da agência e peçam orientação de como proceder. (com Gilberto Ângelo/VPN)

Nenhum comentário: