domingo, 30 de novembro de 2014

Sebrae promoveu em Itaporanga o curso de Agente de Desenvolvimento destinados a gestores da região do Vale do Piancó

Foi realizado um curso de Agente de Desenvolvimento na cidade de Itaporanga – PB, desde a última Segunda – feira (24). O mesmo foi idealizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) da Paraíba (Região de Patos) e tratou do Desenvolvimento Econômico e Territorial do Vale do Piancó.
Este é um curso básico, dos primeiros conhecimentos em relação ao tema. Foi ministrado por Arnaldo Júnior Farias em uma carga horária de 40 horas – aula. Estiveram presentes representantes de 19 cidades. A capacitação foi acompanhada pela Diretora Regional Ana Stefânia, que frisou a importância do comprometimento de cada gestor ali presente no sentido de promovermos incentivo a ações de melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano regional.
O curso levou todos a refletirem sobre o papel do Agente de Desenvolvimento na mobilização de ações para o desenvolvimento regional, além do poder das Micro e Pequenas empresas no mesmo sentido. Foi apresentado o andamento da implantação e implementação da Lei das Micro e Pequenas Empresas a cada município, ela regulamentará a nível municipal o que já existe na esfera nacional sobre este âmbito. Todos estudaram a Lei Complementar Nº 123.
O Gerente Regional de Patos, Aldo Nunes esteve em um momento no Curso e salientou da importância deste trabalho frisando que ali não era um projeto do SEBRAE, mas do Vale do Piancó. Assim, ele demonstrou que a grande força cabe a cada município, pois o SEBRAE dará o seu apoio aos gestores.
clique nas imagens para ampliá-las
Na Quarta – feira (26) a equipe se dirigiu ao SEBRAE na cidade de Patos – PB e participou do FOMENTA, evento que tratou das oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas atuarem nas compras governamentais. Ainda foram discutidos temas como Editais com Micro e Pequenas Empresas, seu papel nas compras públicas, Planejamento Urbano, Comprar Governamentais, Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos (para merenda escolar).
Este foi o pontapé dado.  Cada cidade forneceu dois representantes, os mesmos atuarão conjuntamente com as demais cidades na Rede do Desenvolvimento Sócio – Econômico do Vale do Piancó e participarão de outros momentos juntos. O curso foi encerrado na Quinta – feira (27) na reflexão das potencialidades de cada município.

Nenhum comentário: