terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Vendaval destrói telhados de residências e derruba árvores e estábulos, na zona rural de Conceição.

Um vendaval destruiu telhados de residências, derrubou árvores e até um estábulo. O vento, que não teve sua velocidade calculada, veio antes de iniciar uma pequena chuva, na tarde deste domingo(13), no sítio Timbaúba, zona rural da cidade de Conceição.
De acordo com um morador do sítio, por pouco algumas pessoas que se encontravam dentro de uma residência não saíram feridas com a queda do telhado. Logo após o vento forte, uma leve chuva caiu na zona urbana e em alguns sítios próximos.
O caso não foi registrado pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, que, segundo a meteorologista Marle Bandeira, profissional do órgão, atua de maneira preventiva divulgando casos como esse para que os moradores se protejam.
“A velocidade do vento só poderá ser calculada a partir de dados de superfície, que fornecem números sobre precipitação pluviométrica (quantidade de chuvas) e pressão atmosférica”, disse a meteorologista, afirmando que apuraria e registraria o fato nesta terça-feira (15).
Segundo ela, casos como este em questão são comuns e podem ocorrer em qualquer lugar, independentemente da época do ano, principalmente quando há chuvas. Ela explicou que cada caso deve ser avaliado isoladamente, pois é preciso averiguar as condições climáticas do local onde o vendaval ocorreu, o que pode, inclusive, proporcionar uma maior prevenção em eventos futuros. (com Gilberto Ângelo)

Nenhum comentário: