sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

CALVÁRIO: Delatores apontam ex-procurador-geral do Estado como “ponte” em negociações entre Ricardo Coutinho e o Poder Judiciário

Resultado de imagem para gilberto carneiro operação calvário
A reportagem da Revista Crusoé publicada nesta sexta-feira (10), que trata sobre a Operação Calvário, destacam a participação do ex-procurador do Estado da Paraíba, Gilberto Carneiro, dentro da suposta organização criminosa investigada por desvios em recursos públicos da saúde e da educação na Paraíba. No texto, ele é citado como “ponte de Ricardo Coutinho com o [Poder] Judiciário”.
A matéria cita uma das várias gravações realizadas pelo empresário Daniel Gomes, ex-líder da Cruz Vermelha Brasileira, que o Ministério Público Federal deixou de fora do acordo por entender que faltavam provas de corroboração, quando “o delator menciona o suposto contato de Carneiro com advogados próximos à desembargadora Marianna Fux, filha do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. A tentativa de aproximação teria ocorrido porque o governador buscava ajuda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde enfrentava um processo de cassação por abuso de poder político em sua campanha à reeleição, em 2014. Fux era presidente da corte àquela altura”.
Ainda segundo documentos anexados à investigação, o ex-procurador-geral do Estado, “exercia influência sobre diferentes áreas, em “todos os assuntos, inclusive, na escolha de membros do TCE, MP e até do TJPB (Tribunal de Justiça da Paraíba) com o aval do ex-governador Ricardo Coutinho”.
Gilberto Carneiro foi preso na sétima fase da Operação Calvário, denominada Juízo Final, no dia 17 de dezembro.

Nenhum comentário: