domingo, 5 de janeiro de 2020

Num intenso trabalho para consertar vazamentos na adutora de Itaporanga, Cagepa prevê retorno do abastecimento completo da cidade por volta do meio-dia de hoje

Num trabalho intenso e sem pausa a competente equipe local da Cagepa em Itaporanga, no Vale do Piancó, com apoio providencial da Secretaria de Infraestrutura, deve concluir conserto da adutora que abastece a cidade até o meio-dia deste domingo (5). Sob o comando do competente Pedro Filho, chefe do Escritório Local da Cagepa, essa equipe vem desde a última quarta-feira (1º) agigantando-se para consertar vazamentos que aconteceram ao longo desses dias em vários trechos na tubulação.
O problema foi detectado, de início, na Rua João Firmino Gomes (popularmente conhecida como 'Rua da Várzea') cujo conserto consumiu o dia inteiro da quinta-feira (2) tendo pessoal trabalhado até às 22h, quando estava programado o retorno do abastecimento da cidade - teve que ser interrompido. Na manhã deste sábado (4) foi detectado vazamento na adutora de 200 mm (feita de ferro fundido) que abastece a cidade com água do açude Cachoeira dos Alves.
Por volta das 17h de ontem (4) outro vazamento na adutora foi detectado, vizinho ao que havia sido consertado, levou ao interrompimento novamente do bombeamento da estação de tratamento de água do açude Cachoeira dos Alves. Com isso, ficou apenas a estação de tratamento da adutora que traz água da barragem Saco, no município Nova Olinda, funcionando que abastece parte de Itaporanga.
 
Pedro Filho prevê a outra parte da cidade, principalmente os setores mais alto, com o abastecimento normalizado até o meio-dia deste domingo (5) quando deverá ter sido concluído novamente segundo vazamento na adutora do Cachoeira dos Alves que tiveram continuidade ainda na madruga com um solo encharcado numa adutora profunda.
Pedro relata que são dois pontos de vazamento na mesma adutora e as condições do solo relacionadas ao tipo de material da adutora tem causado estes vazamentos: "técnicos da Cagepa estão empenhados em encontrar uma solução definitiva para os estouramentos contínuos", disse. 
Ele agradece apoio do secretário Hermes Rodrigues e de Vavá, com a equipe da Seinfra, diante de um serviço que está sendo feito todo manual já que não pode ser utilizado retroescavadeira devido ás condições difíceis do solo. Nesse trecho da adutora onde ocorre vazamentos, tubos de ferro fundido estão sendo substituídos pelos de PVC. 

Nenhum comentário: