terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Médica paraibana acompanha saúde de Lula na UTI, onde ficará por alguns dias após ser operado às pressas na noite desta segunda

Operado às pressas na noite desta segunda-feira (9), após uma hemorragia cerebral, o presidente Lula (PT) está estável e seguirá internado por alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Na unidade, uma médica paraibana acompanha o quadro do presidente ao lado do médico Roberto Kalil Filho.

Ana Helena Germoglio, 44 anos, é infectologista e natural de João Pessoa. Ela se formou em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2005, e passou a morar em Brasília no mesmo ano durante a residência médica na Universidade de Brasília (UnB). Em uma entrevista ao Metrópoles, em 2023, a paraibana informou que o convite para acompanhar a saúde de Lula partiu do médico oficial da Presidência da República nos dois governos anteriores de Lula, o ortopedista Cléber Ferreira.

“Foi um convite irrecusável. Nunca vislumbrei esse cargo, mas, para qualquer pessoa, servir ao presidente Lula é uma oportunidade única”, disse a médica na época. Antes de integrar a equipe médica de Lula, Ana Helena trabalhou no Hospital Alvorada, Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e foi professora de pós-graduação em uma faculdade particular do Distrito Federal.

O procedimento cirúrgico foi feito para drenagem de um hematoma, ocorrido em outubro passado. De acordo com um boletim médico divulgado às 3h20 desta terça (10), Lula passou mal em Brasília e fez um exame de imagem após sentir dor de cabeça.

Acidente doméstico

Em outubro, Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada. Na ocasião, o presidente bateu e teve um corte na cabeça, levando cinco pontos. Conforme boletim médico do hospital divulgado pelo hospital naquele momento, o acidente não foi grave e o presidente “poderia exercer suas demais atividades”. Lula sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”.

Nenhum comentário: