A deputada estadual Cida Ramos foi eleita, neste domingo (6), presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba. Ela será a primeira mulher a liderar a sigla no estado.
Além de histórica, a vitória de Cida representa uma derrota de projetos alimentados por desavenças individuais como a do ex-governador Ricardo Coutinho com o governador João Azevedo (PSB). Cida concorreu com Ari França, Luizinho e Carlos Guedes – este último reuniu o apoio do ex-governador Ricardo Coutinho e do deputado estadual Luciano Cartaxo.
A deputada recebeu o apoio do atual presidente estadual do partido, Jackson Macêdo, além do presidente municipal do PT em João Pessoa, o advogado Marcos Túlio.
Com Cida eleita presidente do partido, a capacidade de diálogo com o PSB de João – que é aliado em nível nacional – e as demais legendas do campo progressista, como PC do B e PV, não encontrará empecilho na questão pessoal, sendo mais fácil, portanto, construir palanques que sejam favoráveis à reeleição de Lula, projeto considerado prioritário para os petistas.
Cida terá o desafio, naturalmente, de encaixar o PT na discussões majoritárias. Mas fará isso sem o ranço advindo de circunstâncias que marcaram as relações entre Ricardo Coutinho e João Azevedo. E isso faz uma diferença enorme. Tão grande quanto o tempo que o PT ficou sendo comandada por homens.

Nenhum comentário:
Postar um comentário