sexta-feira, 4 de março de 2011

P.M de Itaporanga coloca o bloco da SMS na rua para reforçar a prevenção ao HIV no Carnaval

E a Secretaria Municipal da Saúde em Itaporanga (SMS) já colocou na rua o bloco da prevenção e da conscientização para o sexo seguro no carnaval 2011. Tudo pensando no folião distraído, que preparou o figurino para arrasar os corações na passarela, mas esqueceu da prevenção, por isso a SMS já começou distribuir milhares de camisinhas aos itaporanguenses em estabelecimentos comerciais, mercado público e demais artérias urbanas. Todos os blocos da cidade já receberam seus respectivos kits e o mesmo vai acontecer durantes todas as noites de festa na Avenida Getúlio Vargas para os foliões.
A SMS confeccionou um kit contendo panfletos para orientação ao folião, gel lubrificante, camisinhas aromatizada e caminhas convencionais, tanto masculina como feminina. Trata-se de uma ação preparada pela Prefeitura Municipal de Itaporanga, através da SMS, visando reforçar a todos que a diversão pode ser melhor ainda se estiver acompanhada da prevenção. Pois, levando em conta que o Carnaval é tempo de folia e basta um simples descuido (esquecer de usar camisinha) para desencadear vários problemas, dentre os quais ser infectado por doenças sexualmente transmissíveis.
A ação alerta para o risco de contaminação pelo HIV e ressalta a importância do sexo seguro, com o uso de preservativo em todas as relações sexuais. No entanto, o trabalho de prevenção não se limita à época do Carnaval. A entrega de camisinhas e a orientação aos munícipes acontecem, ao longo do ano, em todas as unidades de saúde da cidade. O uso do preservativo ainda é a alternativa mais eficaz e segura na prevenção das DST e da AIDS. Por isso, a estratégia de distribuição de camisinhas em pontos de grande concentração de pessoas nesta época do ano é fundamental.
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o vírus. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e, por isso, não conhecem sua sorologia.
 Agentes fazendo a distribuição dos kits nos estabelecimentos comerciais e vias
 

Nenhum comentário: