domingo, 10 de abril de 2011

A população de Itaporanga terá acesso em breve ao Projeto "Indústria do Conhecimento"

Instalado em sete cidades paraibanas (João Pessoa, Campina, Patos, Sousa, Guarabira, Santa Rita e Cajazeiras), o projeto "Indústria do Conhecimento" vai começar a funcionar também, nas próximas semanas, na cidade de Itaporanga, fruto de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Serviço Social da Indústria (SESI). O projeto realiza aproximadamente 100 mil atendimentos por ano na Paraíba. Além de Itaporanga, outros dez municípios pólos deverão ser contemplados com unidades.
Tratando-se de um modelo usado nacionalmente, as Unidades SESI "Indústria do Conhecimento" funcionam como centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca, Internet, curso de informática, concurso de poesia e sarau, onde os usuários têm a oportunidade de acesso gratuito à informação e à apropriação do conhecimento. A partir do segundo semestre deste ano, as casas da leitura também servirão de base para a implantação de um projeto de educação à distância.
O ambiente da "Indústria do Conhecimento" é projetado para facilitar a acessibilidade física, com boas condições para leitura e estudo, além de acesso a tecnologias em horários adequados para os usuários. Em Itaporanga, a unidade já está em fase de conclusão e localizar-se-á na Praça que fica em frente ao Terminal Rodoviário, e vai dispor de 10 computadores com acesso à internet, mesas e cadeiras para leitura, pesquisa e estudos e um acervo inicial composto de 1.300 títulos impressos, 10 mil títulos em mídia eletrônica e 100 gibis.
A "Industria do conhecimento" vai agir no fortalecimento da base educacional dos jovens, já que, no futuro, a biblioteca ainda vai oferecer cursos de curta duração, como informática, inglês, e de empreendedorismo. Um caminho certo na busca de crescimento duradouro e sustentado, galgado no conhecimento, instrumento necessário para o desenvolvimento de um município. Para o prefeito Djaci Brasileiro, o projeto é uma grande contribuição para um dos pilares de sua Gestão, que é valorização da Educação.
"Aceitamos de imediato a parceria com o SESI, pois nosso intuito é criar mais espaços de incentivo a leitura otimizando, ainda mais, o serviço de educação em Itaporanga", disse o prefeito. Na parceria o SESI entrega toda a estrutura pronta a Prefeitura que será responsável pela gestão e funcionamento da unidade, cedendo profissionais para serem monitores no local. Com isso, cumpre-se o papel social para melhorar a educação e a qualidade de vida da população local. Isso porque a qualificação dos cidadãos depende de uma boa educação básica, do acesso à cultura e à leitura. (fotos ilustrativas)

Nenhum comentário: