quinta-feira, 14 de abril de 2011

Secretário de Administração anuncia reativação de GAE's e empréstimos consignados

O secretário de Administração do Estado, Gilberto Carneiro da Gama (foto), anunciou ontem (13), o retorno das GAE’s (Gratificações por Atividades Especiais) que tinham sido cortadas logo no início deste ano, mudanças no sistema de empréstimos bancários consignados em folha e descartou a contratação de servidores concursados da área de Saúde e Polícia Civil.
Ele garante isso, mesmo sem dispor ainda de um balanço administrativo em termos numéricos feito nestes primeiros cem dias de governo, a respeito de quanto o Estado já economizou em termos de corte de gastos desnecessários feitos anteriormente, como pagamento de diárias em excesso, despesas enormes com combustíveis, contas de água, luz elétrica, telefone, cafezinho, locação de carros e aluguel de imóveis, entre outros itens considerados absolutamente supérfluos.
Falando especificamente em relação ao retorno das GAE’s, Carneiro informou que alguns valores já estão sendo reimplantadas nos contracheques de servidores que apresentam assiduidade e dedicação ao cargo. Ele explicou que estão recebendo GAE’s apenas os servidores que ganharam de volta suas gratificações por merecimento, assiduidade e dedicação ao emprego e não meramente por questões políticas. Gilberto revelou que sua equipe continua fazendo um levantamento detalhado desse quadro de gratificações e – gradativamente – estão sendo concedidos aumentos nos contracheques através desse tipo de vencimento extra.
Gilberto Carneiro anunciou que já estão plenamente liberados os empréstimos consignados para os servidores estaduais que assim o desejarem fazer ou renegociar as suas dívidas atuais (saldo devedor). Os pedidos formulados anteriormente já foram todos devidamente operacionalizados pela secretaria de Administração junto à rede bancária credenciada pelo governo do Estado.
Na semana passada, o sistema estava fora do ar, para permitir que fossem feitas adequações como os novos patamares de desconto, atualizações de valores salariais e cálculo de novas margens de desconto, principalmente no Banco do Brasil, que é o maior detentor das contas relacionadas à folha de pagamento do Estado, atualmente. Carneiro disse ainda que o Governo criou uma espécie de “trava de segurança” nos computadores para impedir o comprometimento dos salários dos funcionários num limite inaceitável em suas margens de consignação, como freqüentemente ocorria, em governos passados.
Os empréstimos estavam suspensos após a ocorrência de uma pane nos bancos credenciados, a exemplo do Santander (antigo ABN Real Bank) e Caixa Econômica Federal, entre outros. Agora, qualquer funcionário pode acessar o site do Governo do Estado na Internet – www.paraiba.pb.gov.br via Portal do Servidor, no link PB-Consig – e conferir quais são os bancos credenciados, porém o Poder Público não interfere na negociação do empréstimo, segundo fez questão de enfatizar o secretário.
Fonte: Giovenni Meireles

Nenhum comentário: