domingo, 19 de junho de 2011

Shopping Manaíra terá filial no bairro de Mangabeira

O Governo do Estado vai construir uma nova Academia de Polícia Civil (Acadepol) e um novo Instituto de Polícia Científica (IPC) na entrada do conjunto Ernesto Geisel, localizado no início da Zona Sul de João Pessoa, onde pretende também instalar o prédio da nova Central de Polícia, que hoje funciona precariamente perto do Terminal Rodoviário de Passageiros, no bairro do Varadouro (Cidade Antiga).
Os entendimentos técnicos nesse sentido estão sendo mantidos entre o empresário Roberto Santiago, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, delegado da Polícia Federal Cláudio Lima  e a procuradora-geral do Estado, Livânia Farias.
Um projeto-de-lei neste sentido foi enviado à Assembléia Legislativa e deverá ser votado antes do recesso parlamentar, pedindo autorização aos deputados estaduais para permutar esta área do Geisel com o terreno onde fica hoje a Acadepol, em Mangabeira.
De acordo com a procuradora-geral do Estado, Livânia Farias, a troca está sendo feita com o grupo Futura Negócios Imobiliários e com o Shopping Manaíra, que pretendem construir um grande empreendimento comercial e de entretenimento em Mangabeira.
A filial do Shopping Manaíra seria inicialmente erguida nas proximidades do Estádio Almeidão, mas a permuta a ser autorizada pela Assembléia vai permitir que o novo empreendimento do empresário Roberto Santiago fique bem mais próximo dos populosos bairros da Zona Sul da Capital, incluindo Mangabeira, Valentina de Figueiredo, Colinas do Sul, conjunto Gervásio Maia, Bancários, Costa e Silva, Funcionários, Cristo Redentor, etc.
Para efetuar a permuta, após autorização da Assembléia e mediante laudos da Suplan, o Estado terá que receber 100% a mais do valor da diferença entre os dois terrenos, possibilitando assim a construção dos novos equipamentos a serem utilizados pelos policiais civis e demais servidores da área de Segurança Pública.
Esse tipo de comodato já foi utilizado anteriormente pelo ex-prefeito Cícero Lucena (PSDB), quando permutou o valor de uma multa por degradação do meio ambiente imposta pela Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) ao Shopping Manaíra, por ter construído parte do seu estacionamento dentro de uma área de mangue, além de aterrar trechos do rio Jaguaribe, pela iluminação ornamental (refletores localizados na orla marítima) das areias das praias de Tambaú e Cabo Branco, que estão até hoje em pleno funcionamento.
O próprio Roberto Santiago já fez também outras parcerias nesse sentido, na época do ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB), quando viabilizou os investimentos que permitiram a instalação da 12ª Delegacia Distrital, que funciona em frente ao edifício-garagem do próprio shopping e também com o então prefeito municipal Ricardo Coutinho (PSB), com quem executou a construção da pista de skate existente no final do Retão de Manaíra e permitiu a ampliação das faixas de rolamento da avenida Flávio Ribeiro Coutinho, atualmente duplicada, nos dois sentidos (centro – praia e bairro – centro)
O projeto prevê, ainda, que o terreno no Geisel só permitirá a realização de investimentos na área de Segurança Pública e que a permuta só se concretizará quando a Acadepol já estiver instalada no outro local. “É uma área densamente povoada, que precisa de mais ação da polícia, além de economizarmos recursos com deslocamento de viaturas e funcionários, por isso nossa opção foi esta, em construir tudo concentrado na entrada do Geisel”, explicou o secretário.
Com essa decisão, fica inviabilizada a estratégia administrativa anteriormente traçada pelo governador Ricardo Coutinho, que tinha autorizado a Suplan (Superintendência de Obras da Paraíba) a iniciar a construção do novo prédio para o IPC (ao qual a Gemol – Gerência de Medicina e Odontologia Legal, antigamente mais conhecida como DML, é atualmente vinculada) em uma área de 2,5 hectares situada dentro do coqueiral que fica em frente à Estação Experimental da Emepa, localizada à margem direita da PB-008 (rodovia “Ministro Abelardo Jurema”).
A nova sede do Instituto de Polícia Científica sairia – inicialmente – do bairro do Cristo Redentor, onde funciona atualmente, para a área de expansão de equipamentos comunitários localizada nas imediações da mata que circunda a praia de Jacarapé, bem próximo ao canteiro de obras do futuro Centro de Convenções de João Pessoa. O projeto já havia começado a ser elaborado, com prancheta a cargo da arquiteta Araci Guimarães. O trabalho dela continuará, mas a construção será erguida em outro lugar.
Com relação ao novo empreendimento privado que será construído onde hoje funciona a Acadepol, a secretária e procuradora Livânia Farias disse que aquela região tem forte apelo comercial e considera importante a vinda de fábricas, empresas e outros equipamentos, que venham gerar emprego e renda para os paraibanos, tendo em vista a forte competitividade entre os Estados, que buscam cada vez mais atrair investimentos, nesse momento de expansão da economia nordestina. (Com Giovanne Meireles)

Nenhum comentário: