segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Defensores movem Mandato de Injunção contra Governo do Estado para corrigir subsídios

A Associação Paraibana dos Defensores Públicos entrou na Justiça com Mandado de Injunção Coletivo, denunciando omissão do Governo do Estado e requerendo revisão geral dos subsídios dos membros da Defensoria, referente às perdas inflacionárias nos anos de 2009 e 2012, no montante de 4,31% e 5,90%, respectivamente. Mandado de Injunção concede-se sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
E a ação proposta pela Associação tem o objetivo de assegurar aos Defensores Públicos direito constitucionalmente assegurado de recompor a perda pecuniária anual da moeda(art. 37, X) referente aos anos de 2009 e 2010, que vem sendo inviabilizado em razão da omissão legislativa evidenciada. A APDBP destaca no Mandado de Injunção que a remuneração dos Defensores Públicos está amparada na Lei Estadual 8.680, de 04 de novembro de 2008, com valores estabelecidos. Porém, desde a referida data não houve nenhum diploma legal que verse sobre a concessão de índice de reajuste nos subsídios dos Defensores Públicos.
Enquanto isso, carreiras correlatas foram tendo seus reajustes, através de Leis Estaduais, sem que nenhuma proposta de lei versando sobre a revisão dos subsídios dos membros da Defensoria Pública tenha sido enviada à Assembléia Legislativa. Desta forma, ao entendimento da Justiça, o Mandado de Injunção é o oportuno instrumento legal com objetivo de suprir a omissão do Governo quanto à iniciativa legislativa para fixação de subsídios dos membros da Defensoria Publica.

Nenhum comentário: