domingo, 17 de junho de 2012

PTN reúne pré-candidatos e decide adiar convenção cuja decisões a ser tomadas serão seguidas por outras cinco legendas; unido grupo mantém confiança e apoio ao comando do partido nas conversações em curso

O Partido Trabalhista Nacional - PTN do município de Itaporanga reuniu seus pré-candidatos e pré-candidatas ao cargo de Vereador, durante um café da manhã oferecido neste domingo (17), oportunidade em que serviu também para o planejamento partidário concernente a disputa municipal deste ano, o agendamento da convenção que homologará os nomes que concorrerão às eleições e a análise da conjuntura atual quanto à disputa majoritária na 'Rainha do Vale'.

O encontro comandado pelo presidente municipal da legenda, jornalista Ricardo Pereira, aconteceu na residência do advogado Neto Ferreira, um dos 22 pré-candidatos dispostos a encarar as urnas. Na ocasião,  o presidente fez amplo esclarecimento das diretrizes para as eleições e conjunturas política para a formação de coligações, bem como, as normas partidárias que deverão ser seguidas pelos pré-candidatos respeitando a legislação eleitoral. 
A perspectiva do grupo é eleger até três vereadores, dependendo da conjuntura que está em andamento e que for concretizada até o fim do mês. "A reunião foi muito proveitosa porque foi reafirmado a unidade existente no nosso partido, bem como, pela perspectiva de sucesso quanto a eleição de Vereadores na disputa deste ano. Quando podemos sair em faixa própria ou até, dependendo das conversações, em coligação com outras legendas. Mas tudo será feito pensando na eleição de uma bancada forte que represente com dignidade os anseios do povo de Itaporanga. O certo é que estamos conversando muito e aberto ao diálogo com diversas forças políticas", comentou Ricardo.
14 pré-candidatos e pré-candidatas, dos 22 que o partido tem a disposição, estavam presentes à reunião e reafirmaram confiança e apoio às decisões tomadas pelo presidente municipal, inclusive, com relação as conversações que estão sendo feitas com vistas ao embate eleitoral. Outros cinco pré-candidatos, que encontram-se fora da cidade, fizeram questão de entrar em contato [via telefone] para justificar a ausência [por motivo de força maior, diante de problemas de saúde] mas reafirmaram disposição de enfrentar mais uma vez o pleito eleitoral.
Dentre as definições tomadas pelo partido está a data para convenção que homologará os nomes dos pré-candidatos e pré-candidatas, pré-agendada para acontecer no próximo dia 30, final do prazo estabelecido conforme calendário eleitoral. Nela será definido quem serão os nomes dos candidatos e candidatas, além das possíveis coligações e o nome do candidato a prefeito que o grupo irá apoiar. Para as eleições deste ano comungam das decisões a serem tomadas pelo PTN outras cinco legendas: o PV, o PMN, o PRP, o PTC e o PC do B, somando ao final seis legendas que seguirão o mesmo caminho. Esse agrupamento pode ser aumentado para dez legendas, diante das conversações em curso.
Nas eleições de 2008, o grupo liderado pelo PTN foi fundamental para a eleição do atual prefeito Djaci Brasileiro (PSDB) que, naquela ocasião, com a votação obtida nas urnas se transformou numa legenda 'gigante' proporcionando ainda a eleição de dois vereadores. "É indiscutível querer omitir o potencial do PTN. Pois ali [em 2008], com apenas um terço do candidatos que temos hoje, a votação de Erivaldo e Saulo juntos não elegeria nem o primeiro, caso não tivesse a ajuda da votação obtida pelos chamados 'nanicos'. Fomos aliados de primeira hora e o resultado foi a eleição do prefeito. Agora, o PTN está ainda mais forte e continua unido, e será fundamental nestas eleições", disse o presidente.
Ricardo Pereira ainda pontuou que toda discussão interna é feita de maneira democrática e respeitosa. "Tenho minha postura e decisão centrada, porém, partidariamente me ponho como um 'magistrado' diante das decisões a ser tomadas pelo grupo, por isso, é que recebo total confiança e apoio deste. O nosso diferencial é que sempre entramos de corpo e alma numa campanha e nela colocamos a cara a tapa, não nos escondemos. Vamos pra linha de frente. Temos decisão, caráter e dignidade para isso", pontou Ricardo Pereira. 
Como é sabido o partido até o momento faz parte da base de apoio do prefeito Djaci Brasileiro (PSDB), entretanto, diante da demora na tomada de algumas definições a ser feita pelo gestor o grupo resolveu adiar sua convenção. O prefeito disputa a reeleição tendo como candidato a vice em sua chapa o vereador Zé Porcino (PMDB), resultado do realinhamento político com o ex-prefeito Antônio Porcino (PMDB), ocorrido meses atras. Djaci conta com o apoio, até o momento, de quatro legendas e realiza sua convenção no próximo dia 23 [sábado] juntamente com o PMDB, o PP, o PSD e o PSDC.
Pelas oposições se apresenta o ex-vereador Audiberg Alves (PTB), cuja vaga de vice ainda encontra-se aberta mas que pode ser preenchida pelo ex-prefeito Will Rodrigues (PDT), caso este rompa politicamente com o esquema do prefeito, pelo ex-superintendente do Dnit-PB Expedito Leite (PSC) ou até por outra adesão que o petebista está costurando. Audiberg recebe, até agora, o apoio de sete legendas: o PSC, o PT, o PR, o Democratas, o PPS, o PRB e o PT do B.
Portanto, a duas semanas para o fim do prazo para a realização de convenção muita coisa irá ocorrer tendo em vistas a definição das candidaturas majoritárias, que ainda buscam formatar os melhores exércitos para o embate eleitoral. 

Nenhum comentário: