segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Evitando um confronto interno o PMDB recua, adia convenção para dezembro e vai buscar chapa consensual

A Executiva Estadual do PMDB se reuniu no início da noite desta segunda-feira (22), na sede do partido em João Pessoa, e decidiu adiar para 18 de dezembro convenção para escolher o novo presidente do partido, que seria realizada na próxima sexta-feira (26). O adiamento ocorreu após uma recomendação [por meio de ofício] do presidente nacional da sigla, o senador Valdir Raupp, solicitando que não houvesse confronto nas eleições internas do partido.
Com se sabe, o ex-governador José Maranhão tinha acertado com o senador Vitalzinho o seu retorno ao comando estadual da legenda, no entanto, encontrou resistência no grupo liderado pelo ex-senador Wilson Santiago que conseguiu maioria de apoio entre os deputados federais, estaduais, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças de todo o estado, pondo em risco a pretensão do ex-governador.
Duas chapas foram registradas: uma tendo Maranhão e outra com Santiago, como candidatos a presidente. A decisão de hoje não anula as chapas já registradas, mas a cúpula nacional irá buscar um consenso em torno de uma chapa única. O grupo liderado pelo ex-senador Santiago prega uma renovação no comando do partido na Paraíba. Maranhão revelou que ficou surpreso com a não aceitação de sua liderança pelos dissidentes.
Os membros da executiva estadual que participaram da reunião e votaram pelo adiamento da convenção foram Antônio de Souza [atual presidente estadual], José Maranhão, Marcelo Firmo, deputado Gervásio Filho, deputada Olenka Maranhão, deputada Chica Mota, Neuza Costa, João Laércio e [ex-governador] Roberto Paulino. Outros membros também participaram, mas sem direito a voto, os deputados Manoel Júnior e Wilson Filho, federais, e Raniery Paulino, estadual. 

Nenhum comentário: