sexta-feira, 12 de abril de 2013

Neném de Adahilton pede implantação da Feira de Comercialização de Animais e Produtos Agropecuários mas com administração privada

A Câmara Municipal de Itaporanga aprovou por unanimidade, na sessão de ontem (11), o Requerimento nº 40/2013, de autoria do vereador Silverton Soares (PSB) que pede ao Poder Executivo a Implantação da Feira de Comercialização de Animais e Produtos Agropecuários do Município de Itaporanga e Região. A iniciativa oportuna e importante visa a localização de um local para a comercialização de animais, como: gado, cavalos, bodes, ovelhas e aves em geral.
Em verdade, Itaporanga precisa de um local estratégico e estrutura para esse fim, haja vista, que desde a década de 80 do século passado, os animais eram comercializados em locais próximo ao a agência do Banco do Nordeste e, posteriormente, ao terminal rodoviário. Desde o ano passado, Neném de Adahilton, como é mais conhecido também agropecuarista, vem montando essa estrutura em sua propriedade, às margens da PB-372 na saída para o município de São José de Caiana.
De acordo com o parlamentar-mirim, o pleito objetiva a prefeitura oficializar sua implantação mas com administração a cargo da iniciativa privada. "Quero dizer à todo os colegas que a feira já existe, fruto de uma luta dos comerciantes e das pessoas que se interessaram pela causa. Antes, agente comercializava perto do Auto Posto de Letícia (Pereira) vendo a hora acontecer um acidente com os animais correndo em plena avenida", disse Neném.
O vereador observou que a implantação pretendida já vinha sendo articulada junto à gestão passada: "Quero frisar que o então prefeito Djaci e o secretário Babá me procuraram, na gestão passada, porque achavam que o local [onde ela se encontra hoje] era o mais adequado. Aí entramos em contato com os comerciantes e eles acharam por bem implantá-la lá mas com administração privada. O que peço hoje é a implantação pública, reconhecimento oficial, mas com administração privada nos moldes da existente em Tabira-PE e Campina Grande", pontuou.
Neném explicou que a estrutura inicial da 'Feira do Gado', que fica ao lado do PSF da Bela Vista, já conta com 10 currais e uma churrascaria, que encontra-se com mais de 50% de sua estrutura funcionando. No debate da matéria o vereador Ricardo Pinto (PSDB) perguntou à Neném se a implantação seria feita em área de sua propriedade, recebendo a afirmativa do socialista. Em seguida, o presidente da Casa, vereador Jacklino perguntou a Neném como seria a participação da prefeitura já que a administração pretendida é privada.
"Parabenizo Vossa Excelência pelo requerimento, mas a dúvida era sobre a participação da prefeitura, pois conheço a de Conceição e lá quem administra é o município", indagou Jacklino. "No primeiro momento, nossa intenção é a implantação com administração privada. No caso o órgão público não terá qualquer ônus", respondeu Neném completando, logo após, "mas se os colegas acharem melhor uma emenda para que seja administrada pelo município não faço objeção". 
Ao término do debate da matéria e com os parabéns de todos os demais colegas, Neném de Adahilton (PSB) teve seu requerimento aprovado por unanimidade pela Casa, que agora segue para o Executivo tomar as medidas cabíveis.

Nenhum comentário: