sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Senador Vital articula junto à Funasa e Exército a aquisição emergencial de estações móveis de tratamento de água para Coremas

O Senador Vital do Rêgo (PMDB) passou todo o dia de ontem (08) tentando resolver o problema do abastecimento de água para consumo humano na cidade de Coremas. Esta emana, a Funasa-PB decretou que a água do Açude de Coremas, que abastece a cidade e mais de 20 outros municípios da região, não tem condições mínimas para ser consumida. Segundo a Funasa-PB, o complexo Coremas-Mãe D’água recebe esgotos de Coremas e de outros 20 municípios e, com a redução no nível do açude, a qualidade da água ultrapassou as barreiras mínimas de potabilidade, atingindo um estágio de qualidade inaceitável para o consumo humano. 
“Esta situação nos levou a buscar, de forma emergencial, uma solução para que a população não ficasse sem o essencial”, afirmou. Durante toda a manhã Vital teve reuniões em Brasília na sede da Funasa e no Comando do Exército e, à tarde, intensificou estes contatos a partir da Paraíba. “Coloquei para o presidente da Funasa, Gilson Queiroz, a situação de Coremas, o mais antigo açude da Paraíba, que sofre uma poluição absurda, proporcionada pelos esgotos de mais de 20 cidades e que, com a queda no nível de água armazenada, deixou a água imprópria para o consumo humano”.
O presidente quis saber se Coremas tinha apresentado projetos ao PAC II. O Senador, então, procurou saber da Prefeitura de Coremas, mas obteve a informação de que a administração passada não havia protocolado qualquer projeto. “A solução foi buscar, de forma emergencial, algo que pudesse sanar o problema, garantindo o mínimo, que é a água de qualidade confiável para o consumo humano”, disse Vital.
Leia a matéria completa no Portal ASN

Nenhum comentário: