sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Últimos capítulos da eleição na Paraíba...

A poucas horas dos paraibanos decidirem quem governará o Estados pelos próximos quatro anos, o fim de semana decisivo chega com alta carga de tensão.
Abstraindo o fogo mortal que toma conta de mentes e corações das duas campanhas na Paraíba, pode-se concluir que nada de novo deverá mais surgir com efeito-bomba para sacudir o atual quadro eleitoral até o próximo domingo, dia 26 de outubro.
Estardalhaços para noticiar que um blogueiro foi flagrado com exemplares de um jornal em seu carro. Um vídeo de um ex-prefeito supostamente embriagado fazendo gozação com o seu adversário, que teria dado um calote num fornecedor. Eis as derradeiras "bombas" dos últimos episódios da novela que foi esta campanha governamental, onde qualquer ponto fora da curva se tornou pretexto para o "sensacionalismo".
Quem esquecerá o inenarrável "trote dos cabelos"... que findou esta semana em arquivamento pelo Tribunal Superior Eleitoral. Como se vê, a montanha pariu um rato. Típico da política paraibana.
Quanto ao último debate da Globo/Paraíba: pouco acrescentou na disputa, como já era de se esperar, foi quase um repeteco do conteúdo do anterior. No final das contas, mais do mesmo. A guerra agora se dará apenas no corpo-a-corpo com os eleitores. 
No "bunker" de Ricardo Coutinho, a estratégia é reverter o quadro em várias cidades entre 10 e 25 mil eleitores que deram vitória a Cássio Cunha Lima no 1º turno, entre as quais: Sapé, Pombal, Queimadas, Catolé do Rocha, Esperança, Alagoa Grande, Itabaiana, Areia, Mari, Araruna, Picuí, Aroeiras, São José de Piranhas, São João do Rio do Peixe, Pocinhos, entre outras. Se não der para virar, pelo menos reduzir a contento.
No "bunker" de Cássio Cunha Lima, seus operadores trabalham com a certeza de uma significativa redução da diferença nos considerados grandes colégios eleitorais, a exemplo de Bayeux, Santa Rita, Patos, Sousa e Cajazeiras, que deram elevadas maiorias a Ricardo Coutinho no 1º turno. Alegam que enquanto a estrutura do governo se concentrou forte nesses municípios, os apoiadores da oposição estavam focados nas eleições para a Assembléia e Câmara.
A disputa nos dois maiores centros, João Pessoa e Campina Grande, ganhou novos contornos de emoção com a incorporação de Cícero Lucena na campanha de Cássio, como também de José Maranhão e dos irmãos Vital do Rêgo na campanha de Ricardo.
O resultado na Rainha da Borborema e na Capital, territórios estudados palmo a palmo, serão determinantes para a consolidação do vitorioso. 
E haja acirramento até a apuração do último voto! (com Ítalo Kubitschek)

Nenhum comentário: