segunda-feira, 3 de novembro de 2014

VLT da Grande JP está montado e começa a ser testado em dezembro...

VLT já está praticamente montado Veículo já fez primeiro percurso em trilhos paraibanos
O primeiro dos oito trens do Veículo Leve Sobre Trilhos da Grande João Pessoa já está em fase final de montagem, no pátio da estação Cabedelo e deve funcionar em fase de testes a partir de dezembro. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos na Paraíba, os novos veículos não devem encarecer as tarifas que vão continuar custando R$ 0,50.
Nesse domingo, o VLT já fez a primeira locomoção nos trilhos paraibanos, em um percurso de cerca de 1 km entre o local onde foi descarregado e o pátio. De acordo com a CBTU, não houve nenhuma dificuldade, apesar de ainda necessitar de ajustes e testes para começar a operar comercialmente. De acordo com o superintendente da CBTU em João Pessoa, Wladme Macêdo, a previsão é que até o início de 2015 o VLT comece a funcionar diariamente e de forma integral no sistema de trens urbanos da Capital.
A cada dois meses a fábrica Bom Sinal deve entregar um VLT. Cada um tem três vagões e capacidade para 600 pessoas. A entrega do VLT é uma das etapas do projeto de modernização do sistema de trens urbanos de João Pessoa, que ainda terá a contratação de uma empresa especializada para realizar os estudos e apontar as necessidades de construção e adequação das estações, via férrea, remodelação da oficina e obras de melhoria nos 30km do sistema.
Nesta etapa, a aquisição do VLT representa um investimento da ordem de 70 milhões, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Equipamentos, do Governo Federal. Com o novo trem, a população terá, em curto prazo, viagens mais confortáveis, rápidas, seguras e muito mais baratas.

Nenhum comentário: