quinta-feira, 5 de março de 2015

Neném de Adailton explica motivo de não ter colocado em pauta instalação de CPI e revela que situação apresentará emendas pra investigar outras gestões. "Quem vai ser homem pra segurar a assinatura...", disse após criticar atual gestão.

Esvaziada por conta da ausência da bancada de oposição, a sessão desta noite (5) da Câmara Municipal de Itaporanga serviu como uma espécie de 'missa de corpo presente' em alusão à atual gestão municipal. O 'salamaleico', de parte dos oradores, só foi quebrado no final com a fala do presidente da Casa, o vereador Neném de Adailton. 
Mesmo que nos bastidores saibamos que a ausência da bancada de oposição se deveu ao fato do requerimento pedindo abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar irregularidades possivelmente cometidas na Gestão Audiberg Alves (PTB), não estar incluído na pauta da reunião. Inclusive, Neném acabou revelando que a retirada foi em 'respeito' ao vereador Hélio do Bar (PTB) que mesmo punido pela Mesa Diretora com suspensão de duas sessões, conseguiu uma liminar na Justiça para participar da sessão de hoje e poder votar. 
"Muitos foram à rádio [Pedra Bonita] falar sobre a retirada de pauta da CPI. Na verdade, ela nunca esteve em pauta. Um membro da Mesa, só tomei conhecimento que ele iria participar da sessão, hoje à tarde. Então, em respeito ao vereador Hélio não coloquei a CPI (na pauta)", declarou Neném. Mas, nada impediria que a matéria entrasse em pauta na sessão de hoje. Ora, se a votação acontecerá na próxima semana e os vereadores são mesmo, então, por quê não ter ocorrido hoje? É uma indagação que o presidente terá sempre pela frente quando abordado pela população. 
Em caso de emenda ao requerimento em tese, a bancada de situação pode muito bem apresentar um outro para apurar algum fato ocorrido em gestões passados. Porquê, não? A não ser que exista coelho nessa mata! Em todo caso, é salutar se apurar tudo. Neném disse ser importante a presença do contraditório [a oposição] para um bom debate em plenário e lamentou sua ausência. "Não sei o motivo", disse. E se contrapôs aos discursos dos vereadores da situação quando 'exaltaram' a atual gestão. 
"Na política agente tem que ter o contraditório. A população tem que ser ouvida e ver os seus anseios. Gostaria de acreditar [no que vereadores da situação falam]. Mas, infelizmente não acredito. Porque tenho andado nos mais longínquos recantos desse município e tenho ouvido as reclamações...Muito bonito os discursos [da situação]. Agora, Itaporanga [na atual gestão] está com o tempo vencido. Precisamos agir", alerta.
Neném revelou, ainda, que a bancada de situação deve apresentar emenda ao requerimento pedindo inclusão de gestões passadas. "Agora, preste bem Itaporanga quem vai segurar a assinatura dessa CPI. Porque quando virem as emendas, manobras, aí quero saber, como bem frisou o vereador Jailson, 'quem vai ser homem para segurar a palavra. A população tá esperando transparência, não importa a gestão. Quem deva que pague. É o que todo cidadão de Itaporanga espera", finalizou. 

Nenhum comentário: