sábado, 27 de fevereiro de 2016

Lira anuncia aprovação do Banco Mundial de verba para execução do Ramal Piancó

Senador comemorou a aprovação da verba
O senador Raimundo Lira (PMDB) anunciou nesta sexta-feira (26) a aprovação, por parte do Banco Mundial, do financiamento das obras do Ramal Piancó, no projeto de transposição de águas do Rio São Francisco. O prazo de execução do projeto é de seis meses. O anúncio se deu após ele receber, na qualidade de presidente da Comissão Temporária para Acompanhamento das Obras de Transposição, Nota Técnica do Ministério da Integração Nacional confirmando a informação.
“O Banco Mundial acaba sinalizar positivamente que, até o mês de março, mandará a aprovação definitiva para o financiamento desta obra. Com isso, o processo de licitação se dará até o segundo semestre de 2016 e, a contratação da obra, no primeiro semestre de 2017”, disse Lira. Segundo ele, a notícia é motivo de comemoração, pois o Ramal Piancó vai ampliar o número de municípios paraibanos beneficiados com a transposição. “A Paraíba é o estado mais beneficiado com a transposição, que levará água para 90 municípios. E, com o Ramal Piancó, serão quase 110 municípios beneficiados.”
O Ramal, que terá extensão de 30 km, abastecerá o conjunto de barragens Coremas/Mãe D'água, o maior do Estado, com aproximadamente 1,1 bilhão de metros cúbicos de água. Para Lira, a construção do sistema adutor Piancó, no Eixo Norte das obras, é de fundamental importância, tendo em vista que vai garantir a capacidade de armazenamento do sistema de reservatórios Coremas/Mãe D'água. Quando houver o excesso de águas da barragem, esse volume vai correr para o Rio Grande do Norte, através do Rio Piranhas, beneficiando a região de São Bento.

Nenhum comentário: