sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Com bolo e vela, moradores cantam parabéns para lembrar aniversário de 1 ano da promessa não cumprida pelo prefeito Divaldo em concluir 13% restantes da quadra de esporte no Chagas Soares, em Itaporanga. Veja vídeo...

Inicialmente construída como importante equipamento para prática de esportes com o propósito de beneficiar crianças e adolescentes do Conjunto Chagas Soares, Loteamento Balduino de Carvalho, Loteamento Loureiro e a Vila Mocó, uma das área mais populares e carentes de Itaporanga, no Vale do Piancó, a quadra de esportes 'O Casusão' teve obras iniciadas na gestão do ex-prefeito Audiberg Alves, que deixou o governo com 87% construída, restando apenas 13% para a atual gestão do prefeito Divaldo concluir. O valor da obra é de R$ 509.713,44 mil, fruto de convênio celebrado com o Governo Federal.
Em outubro de 2018, exatamente 1 ano arás, o prefeito Divaldo esteve lá no conjunto e chamou os moradores da localidade para exercitar o que políticos mais gostam: prometer. Ele assinou ordem de serviços para conclusão da obra e disse que a entregaria em 120 dias, ou seja, janeiro deste ano. Dizia ele, na ocasião, que o dinheiro já estava em caixa e que o povo de Itaporanga poderia confiar em sua palavra. O que não aconteceu até o momento, de acordo com vídeo enviado ao Blog.
Passado 1 ano, moradores cansados de esperar por promessas políticas que não se cumprem fizeram um protesto inusitado: compraram um bolo, acenderam uma vela e cantaram os parabéns, pra lembrar ao prefeito a promessa por ele não cumprida. O registro aconteceu nesta sexta-feira (25) ao lado da obra inacabada, na rua Aristóteles de Almeida Lacerda, acompanhado pelo vereador Márcio Rodão, Neném do Chagas (liderança comunitária da área), dona Cícera (mãe de Allan) e Aparecida, essas duas últimas que convidadas assinaram a ordem de serviços juntamente com o prefeito na época. 
Resultado de imagem para vereador márcio rodão itaporanga
"Mesmo sendo vereador de oposição, o prefeito nos convidou para acompanhar a assinatura da ordem de serviços e estava crente que a obra seria concluída, o que não aconteceu. O que é lamentável porque só aumenta a descrença que povo tem. Fazemos um apelo, inclusive, aos vereadores da situação para que cobrem ao prefeito o cumprimento dessa promessa e não deixe completar dois anos de aniversário pra entregar", declarou Márcio Rodão, que na época em que foi suplente fez o pedido dessa importante obra ao então prefeito Djaci Brasileiro (2009-2012) que originalmente seria construída na Vila Mocó.
Trata-se de um equipamento muito importante dentro de políticas públicas valiosas para o desporto e que abraça justamente a juventude no que ela mais necessita, que é prática de esporte. Pois no Brasil tem crescido a participação de jovens na criminalidade de modo alarmante, o que tem gerado uma preocupação para tentar achar soluções que possa inibir esse crescimento. Cuja causa é o contexto social em que vivem muitas vezes favoráveis para que o jovem se envolva na criminalidade. Disponibilizar equipamentos e políticas sociais que possam mudar esse cenário é a responsabilidade do poder público, quando este tem consciência disso. 
Veja, abaixo, o protesto de moradores do Chagas Soares para lembrar 1 ano da promessa não cumprida pelo prefeito.
"Como o prefeito Divaldo veio aqui e disse pra a gente que a quadra seria entregue em quadros meses e até agora não cumpriu com sua palavra, nós decidimos lembrar 1 ano dessa promessa com esse bolo e de forma pacifica mostrar à ele que o povo não é bobo, não", diz os moradores do Chagas Soares. 
Em 2015 fizemos até uma matéria (Veja Aqui) sobre a obra, que teve 87% construída pela gestão do ex-prefeito Audiberg Alves. A quadra, que  terá uma área total coberta de 980 m² incluindo arquibancadas, banheiros e vestiários, além de equipamentos para uso nas modalidades desportivas como basquete (tabela+cesta), voleibol (baliza+rede), futebol de salão e handebol (ambos com trave+rede). 

Nenhum comentário: