sexta-feira, 12 de junho de 2020

Paulinho de Zié cita área do antigo matadouro ideal para construção de creche que vai beneficiar crianças dos bairros: Mª Zé do Bode, Adailton Teixeira e João Diniz. "O melhor investimento é no ensino infantil, ainda mais numa área esquecida" , diz.

Os primeiros anos de vida são cruciais no desenvolvimento de uma criança, escola é parte importante desse processo. Que compreende aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais. Ter uma creche com infraestrutura de qualidade é essencial. É onde as crianças vão passar boa parte do tempo e serão cuidadas. Educação é o que promove o conhecimento. 
Imagem de anos atrás, panorâmica da região apontado o local...
Com essa perspectiva, o empresário Paulinho de Zié destaca nessa sexta-feira (12) a necessidade das mães dos bairros: Maria Zé do Bode, Adailton Teixeira e João Diniz, uma das áreas mais populosas e carentes de Itaporanga, ter um equipamento tão importante perto de suas casas. Uma lacuna que seria preenchida com uma creche-escola no local onde funcionava o antigo matadouro (construído na década de 1960), interditado pela Justiça em 2011.
O local apontado fica na rua Antônio Virgulino, saída para São José de Caiana, tem uma ampla área. Pré-candidato a prefeito pelo Cidadania, Paulinho de Zié defende que ali fosse construída uma unidade para atender crianças de 0 a 5, com: salas pedagógicas, berçário com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros adaptados, lavanderia, área de serviço e lazer com playground, etc, respeitando todas as normas de segurança e acessibilidade. 
Paulinho de Zié diz que é preciso pensar nos mais carentes ... 
"O melhor investimento que existe é o ensino infantil porque é educação e é a base. Ainda mais se for num bairro carente da cidade. A criança pequena precisa de mais cuidado. Muito se fala que não há recursos para a construção de novas creches mas o principal problema não é orçamento, é gestão", comenta Paulinho de Zié lembrando que é preciso ir em busca de investimento nesse sentido ao citar o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamento para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), por meio do Fundo Nacional da Educação (FNDE).
"Com isso, a gente vai diminuindo a dívida social que o município tem com a comunidade que precisa tanto das crianças protegidas na escola. A escola desenvolve, educa e protege e cria condições para os pais trabalharem. É um somatório de esforços”, afirma.

De acordo com o IBGE, um terço das crianças de 0 a 3 anos de idade mais pobre está fora da creche, por falta de vaga. Porém, até 2024, segundo o Plano Nacional de Educação (PNE), o país precisa garantir que 50% dessa faixa etária esteja matriculada em creches. Essa previsão faz parte da meta 1 do PNE. A creche é hoje uma das etapas mais desiguais da educação, o que ajuda a demonstrar que a injustiça social começa desde os primeiros meses de vida, afirma a coordenação geral do CNDE.

Nenhum comentário: