sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Paraíba deverá ter mais um ministro no STJ e mais cotado é o desembargador Oswaldo Trigueiro

E a Paraíba vai ocupar mais um espaço de destaque no Poder da República, em Brasília. Informa Luís Tôrres. Mais precisamente uma vaga de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Composta de 33 ministro, a Corte possui atualmente apenas um ministro nascido na Paraíba - o atual presidente do órgão, ministro Herman Benjamim, natural de Catolé do Rocha. O ministro Francisco Falcão, que tem família na Paraíba, nasceu em Recife, Pernambuco. 

Acontece que no ano de 2026 se abrirá uma vaga para indicação de um desembargador dentre os que integram os tribunais de justiça de todos os estados brasileiros. Os ministros em atividade escolhem dentre os nomes que forem inscritos. E o nome que está mais cotado é de um desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, numa construção que vai se fortalecendo para ser consenso.

O nome dele é Oswaldo Trigueiro, desembargador na Paraíba pelo Quinto Constitucional. Oriundo do Ministério Público do Estado, ex-procurador geral de Justiça do Estado, o desembargador Oswaldo tomou posse no Tribunal de Justiça da Paraíba em 2013. O detalhe é que sua eventual ascensão ao STJ abrirá mais uma vaga de desembargador na Paraíba, obrigatoriamente a ser preenchida por indicação do Ministério Público do Estado.

Nenhum comentário: